Assembleia comemora 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Em 29/10/2009 - 18:10
-A A+

Os 150 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil foram lembrados, nesta quinta(29 de outubro), com uma sessão especial na Assembleia. A iniciativa foi proposta pelo deputado Airinho, do PSB. A Presbiteriana do Brasil foi fundada em 1859 pelo missionário Ashbel Green Simonton, e é uma das mais antigas denominações protestantes do país. Em 2009 também são celebrados os 131 anos da Igreja Presbiteriana no Recife.

O presbiterianismo no Brasil teve início no Rio de Janeiro. No breve período em que viveu no Brasil, Ashbel Simonton fundou o primeiro jornal evangélico do país, o primeiro presbitério e organizou um seminário. O missionário morreu vitimado pela febre amarela oito anos após sua chegada ao Brasil.

Em Pernambuco, a Igreja se destaca no campo educacional, onde mantém duas escolas, além do Seminário Presbiteriano do Norte, do Instituto Bíblico do Norte e do Lar Presbiteriano Vale do Senhor, de apoio a menores carentes. Segundo estimativa de 2008, no Brasil, a Presbiteriana possui cerca de 4.200 igrejas e 700 mil membros.

O presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, do PDT, abriu a reunião. O deputado parabenizou os seguidores da Igreja pelo trabalho efetivo em busca da evangelização. Airinho destacou que, no Estado, se percebe a ação beneficente da Presbiteriana. Segundo o parlamentar, a instituição tem como lema principal servir a Deus por meio da adoração, educação e ação social.//

Esmeraldo Santos, do PR, Cleiton Collins, do PSC, e Sebastião Rufino, do PSB, congratularam a Igreja pelo aniversário, lembrando que a denominação tem realizado um grande volume de obras sociais.

O vice-presidente do Supremo Conselho da Igreja Presbiteriana, Cilas Cunha recebeu uma placa alusiva à data e afirmou que a homenagem da Assembleia é um reconhecimento ao trabalho da igreja, que vem realizando um importante papel social. O pastor ressaltou que a instituição foi homenageada por todas as Assembleias do país e também pelo Congresso Nacional. // (V.B.)