Por iniciativa do deputado José Alves, do PRP, a Assembleia comemorou, nesta quinta(seis de maio), os 200 anos de nascimento do general Antônio de Sampaio, consagrado Patrono da Infantaria do Exército Brasileiro.
Nascido em Tamboril, pequeno povoado da então Capitania do Ceará-Grande, o militar assentou praça como voluntário no 22º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza. O ingresso nas Forças Armadas formou uma personalidade marcada pelo patriotismo e senso de responsabilidade. E logo Sampaio estaria combatendo ao lado de Duque de Caxias, em revoltas eclodidas no Pará, Maranhão e Rio Grande do Sul. O militar também participou da ação contra a Revolução Praieira, ocorrida em Pernambuco.
O general ainda integrou operações internacionais, contra tropas dos caudilhos Rosas, na Argentina, e Aguirre, no Uruguai. No conflito da Tríplice Aliança, enfrentou os soldados do paraguaio Solano Lopez. A bravura de Sampaio foi reconhecida pelo Exército, que o adotou como Patrono da Infantaria, sendo sua data de nascimento comemorada todos os anos.
O deputado Sebastião Rufino, do PSB, abriu a reunião, destacando que a Assembleia faz uma justa homenagem ao reverenciar a memória do general, que foi um dos heróis das Forças Armadas do Brasil. José Alves lembrou que Antônio Sampaio teve uma vida dedicada à luta em defesa da pátria e da humanidade, e é um exemplo para a sociedade de hoje, onde o que impera é o materialismo.//
O representante do comandante da 7ª Região Militar, general de Divisão Nilson Caldas Ananias, recebeu uma placa alusiva à data, agradecendo a homenagem prestada pelo Legislativo. O militar afirmou que o Patrono merece todas as honrarias que forem agraciadas, pelos grandes feitos realizados em vida.// (V.B.)
Deputado José Alves
Nilson Caldas Ananias