A Assembleia Legislativa concedeu, nesta segunda (seis de dezembro), o Título de Cidadão de Pernambuco ao empresário Luiz Otávio Koblitz. O homenageado é diretor-presidente da Areva Koblitz, subsidiária brasileira da multinacional francesa Areva, considerada líder mundial na geração de energia nuclear. A homenagem foi proposta pelo deputado Augusto Coutinho, do Democratas.
Natural de São Luís, capital do Maranhão, o homenageado veio morar no Recife com cerca de dois anos de idade. Luiz concluiu o curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Pernambuco (UPE), e criou sua primeira empresa em 1975 com objetivo de prestar consultoria às Usinas de Açúcar e Álcool no Nordeste. Em seguida, o empresário elaborou o projeto de ampliação da Usina Petribú, no município pernambucano de Lagoa de Itaenga.
O segundo vice-presidente da Assembleia, deputado Antônio Moraes, do PSDB, afirmou que o empresário atua de maneira positiva na geração de energia para as usinas de cana de açúcar em Pernambuco.
Augusto Coutinho destacou que, em 2008, o homenageado associou-se à multinacional francesa Areva, após atuar com destaque no mercado nacional e internacional. Na avaliação do deputado, o trabalho de Luiz se destaca pela inovação empresarial, obtendo resultados importantes para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Pernambuco.
Luiz Otávio Koblitz agradeceu a homenagem, afirmando que a Areva Koblitz é referência nacional na geração de energia por meio da biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas. Ele também apontou a importância do Título de Cidadão de Pernambuco, no sentido de reforçar, ainda mais, o compromisso com o Estado. (C.F.) (R.F.)