A Assembleia Legislativa abriu as portas do Palácio Joaquim Nabuco, neste sábado (primeiro de janeiro de 2011), para a cerimônia de posse do governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, e do vice, João Lyra Neto. O evento teve início às dez da manhã.
A Sessão Extraordinária foi aberta pelo presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa, do PDT. Ao chegar na sede do Poder Legislativo pernambucano, o governador foi recebido por uma comissão suprapartidária de deputados estaduais da 16ª Legislatura. Os parlamentares conduziram Eduardo Campos para compor a mesa ao lado do vice, João Lyra Neto, e de demais autoridades do Estado.
Seguindo o protocolo, os chefes do Executivo estadual entregaram a declaração pública de bens. Logo após, o presidente da Assembleia convidou o governador e o vice para prestarem compromisso com as Constituições do Brasil e de Pernambuco. Na sequência, o primeiro-secretário da Alepe, deputado João Fernando Coutinho, do PSB, fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por todos os integrantes da mesa.
Em seguida, o presidente Guilherme Uchoa fez um breve pronunciamento. O parlamentar destacou que a Alepe é o lugar mais apropriado para a cerimônia de posse do governador e do vice, já que é reconhecida como a Casa do Povo. Uchoa salientou que o evento representa a consolidação de um processo democrático que teve início nas eleições de 2010. De acordo com o deputado, a Assembleia continuará a exercer o seu papel constitucional nos próximos quatro anos em busca do melhor para o Estado.
O evento seguiu com o discurso do governador Eduardo Campos. Ele ressaltou que o Poder Legislativo tem uma importância fundamental no processo de consolidação do desenvolvimento. Reeleito em 2010 com mais de 82 por cento dos votos, Campos afirmou que vai dar continuidade à missão de atrair cada vez mais investimentos para Pernambuco em conjunto com a presidente da República Dilma Rousseff. //
Após o discurso do governador, o deputado Guilherme Uchoa suspendeu a sessão para que os empossados fossem conduzidos até o portão principal do Palácio Joaquim Nabuco. Na saída, o governador passou em revista a tropa da guarda de honra da Polícia Militar do Estado. Com a reabertura dos trabalhos no Plenário da Alepe, o segundo-secretário da Casa, deputado Sebastião Rufino, do PSB, fez a leitura da ata da reunião e, logo após, o evento foi encerrado pelo presidente Guilherme Uchoa. (F.M.)
Governador Eduardo Campos