O deputado Jarbas Filho, do PSD, defendeu o modelo de ensino médio em tempo integral. O parlamentar repercutiu dados do Instituto Natura Brasil, que revelam que a cada real investido nessa modalidade de ensino, há o retorno de cerca de três reais e cinquenta centavos para a comunidade local. Ele destacou que os jovens formados nesse modelo têm maior empregabilidade e renda, além de menor evasão escolar.
Já o deputado João Paulo, do PT, registrou defesa aos trabalhadores da Compesa diante da concessão parcial do abastecimento de água para a iniciativa privada. Ele disse estar preocupado com a redução de vagas e a garantia dos direitos trabalhistas na empresa. O parlamentar registrou, ainda, a demissão em massa dos trabalhadores metalúrgicos da Gerdau, e fez um apelo por uma articulação entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e a Alepe para debater o assunto.
O petista comentou, ainda, as declarações do ministro da Defesa, José Múcio, sobre a fragilidade militar do país. Ao defender mais recursos para as Forças Armadas, o ministro exemplificou que, caso os Estados Unidos invadam o Brasil, o melhor seria recuar e “abrir o portão”. João Paulo reforçou o argumento, afirmando que a qualquer sinal de interferência no país, é fundamental que o Estado brasileiro consiga se defender. Por fim, o deputado defendeu a realização de concurso público para a Alepe, após o período eleitoral.
COMO CHEGAR