Ações de preparação para emergências climáticas e de assistência para localidades afetadas por enchentes foram abordadas por parlamentares na reunião plenária desta quarta (3).
João Paulo do PT (PT) fez um apelo pela articulação de um plano climático para Pernambuco. Ele defendeu que a Semana do Meio Ambiente seja aproveitada como um momento de compromisso socioambiental.
“A vulnerabilidade de Pernambuco tem mapa, tem endereço e tem população exposta, a sobreposição de ameaças recai sobre os mesmos territórios: morro, encostas, palafitas, comunidade ribeirinha, alagado, semiárido e caatinga”, argumentou o deputado.
“Essa data não pode se resumir a postagens institucionais e discursos genéricos. Não se protege a população pela lógica do improviso. Enfrentar a crise climática exige planejamento do Estado antes que o risco vire tragédia”, ressaltou o deputado.
Entre as emergências climáticas previstas para Pernambuco, está o fenômeno do “Super El Niño”, em que o aquecimento das águas do Oceano Pacífico provoca secas e aumento da temperatura que alcançam o Nordeste brasileiro, afetando abastecimento de água, agricultura e saúde pública.

PRIORIDADE – João Paulo defendeu compromisso ambiental voltado para população mais vulnerável. Foto: Jarbas Araújo
O parlamentar anunciou a convocação de uma audiência pública sobre os impactos do fenômeno em Pernambuco, agendada para o dia 15 de junho, no Auditório Sérgio Guerra.
“Que a audiência seja o ponto de partida deste diálogo, e não um evento isolado e que possamos construir juntos um plano climático preventivo. Pernambuco ainda tem tempo para agir, e é esse tempo que estamos colocando à disposição da nossa população, em defesa da vida”, disse.
Já o deputado Romero Sales Filho (PSD) destacou as ações realizadas pela gestão estadual em apoio às comunidades atingidas por fortes chuvas neste ano, especialmente, no município de Jupi (Agreste Meridional).
O parlamentar ressaltou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jupi para identificar áreas críticas e promover a recuperação de trechos e passagens molhadas danificadas. “Quem conhece a zona rural sabe que, quando uma passagem molhada é levada, não é apenas uma obra que se perde. É o direito de ir e vir da população que fica comprometido”, afirmou.
Sales informou ainda que três passagens molhadas já foram autorizadas e estão sendo executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE): uma no distrito de Neves e duas no distrito de Santa Rita. Segundo ele, a previsão é de que as obras sejam concluídas ainda neste mês.

AGRESTE – Romero Sales Filho destacou recuperação de estradas em Jupi. Foto: Jarbas Araújo
COMO CHEGAR