Deputados repercutem fim da escala 6×1 e alta de mortes por acidentes de motos

Em 28/05/2026
-A A+

A aprovação do fim da Escala 6×1 pela Câmara dos Deputados, na última  quarta, foi comemorada por parlamentares petistas na reunião plenária desta quinta. A Proposta de Emenda à Constituição estabelece a jornada de trabalho de 40 horas semanais em cinco dias, com dois de descanso. A tramitação segue agora para o Senado. O deputado João Paulo Costa, do PT, considerou a aprovação uma vitória. A mobilização do povo brasileiro valeu muito a pena. Uma medida que vai garantir dignidade para o trabalhador. Mais tempo para estudar, se qualificar, para estar com a família, para o descanso.”

João Paulo Lima, também do PT, considerou a votação um “passo histórico”, que começou com as greves e os movimentos operários do passado. Segundo ele, a medida é fruto de um processo contínuo de conquistas sociais e do empenho parlamentar voltado à demandas populares. A história nos ensina que nenhum direito trabalhista foi dado. Todos foram conquistados. O capital cede quando a pressão organizada da classe trabalhadora não deixa outra saída.”

João Paulo Lima também lembrou os três anos da tragédia das chuvas de 2022, que vitimou 133 pessoas em Pernambuco. Ele defendeu que os gestores transformem a memória daquele episódio em políticas públicas estruturadoras. O deputado também demonstrou preocupação com o risco de seca extrema e anunciou uma audiência pública para debater os alertas científicos sobre o Super El Ninõ e os impactos no  semiárido.

Coronel Alberto Feitosa, do PL, comemorou o investimento estadual de R$31 milhões para reformar o Hospital da Polícia Militar de Pernambuco. O deputado agradeceu à governadora Raquel Lyra, mas lembrou que a ação é fruto de intensas cobranças feitas por ele, outros parlamentares e familiares de pacientes. Apesar do avanço, Feitosa alertou que melhorias físicas não bastam. O hospital não se faz só com obras, com tijolo, cal, cimento, azulejo, não. É preciso também reequipar o hospital e é preciso, sobretudo, se fazer uma nova seleção e um concurso para se recompor todo corpo médico daquele hospital.”

Socorro Pimentel, do PSD, fez um alerta sobre o crescimento do número de acidentes com motocicletas em Pernambuco e o impacto na saúde pública. Ela informou que, nos primeiros três meses deste ano, os acidentes envolvendo motos causaram mais de uma morte por dia no estado. “Das mais de 10 mil vítimas de acidentes de trânsito registradas no primeiro trimestre deste ano,  quase 8 mil eram de motocicletas. Estamos diante de uma epidemia silenciosa que ocupa leitos hospitalares, sobrecarrega as grandes emergências do nosso estado, aumenta o número e a demanda por cirurgias complexas, reabilitações prolongadas.”

Joel da Harpa, do PP, celebrou o lançamento da Frente Evangélica de Pernambuco, movimento para ampliar a articulação do segmento evangélico no estado sobre pautas ligadas à liberdade religiosa, cidadania e participação social. O lançamento foi realizado na semana passada no Recife. “A igreja tem grande relevância social por cumprir o papel que muitas vezes o Estado se vê incapaz de realizar. A inciativa foi um momento de união muito importante por ter uma pauta análoga a que defendemos nesta casa: a luta antiaborto, a defesa da família e dos valores cristãos.