
SAÚDE – Homenagem destacou o trabalho humanizado e a trajetória do HCP. Foto: Roberto Soares
A Alepe homenageou, em reunião solene na quarta (5), os 80 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Além do atendimento aos pacientes, a celebração ressaltou a importância da entidade na conscientização da população sobre a prevenção da doença. A reunião foi solicitada pela deputada Simone Santana (PSB) e presidida pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB).
Segundo a Santana, o HCP é motivo de orgulho para Pernambuco e os pernambucanos: “Cada pessoa que faz parte da instituição contribui de forma essencial para que o hospital mantenha seu padrão de excelência e continue salvando vidas todos os dias. É um esforço conjunto sustentado por competência, comprometimento e sensibilidade.”
Referência
Fundado em 1945, o HCP tem sido uma referência no tratamento de pessoas com câncer, atuando como uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos. Atualmente, o hospital conta com 15 clínicas médicas, dez enfermarias, 30 leitos de urgência, 14 leitos de UTI, 14 leitos de pediatria, sete salas de cirurgia e uma sala de recuperação anestésica, além de 205 leitos clínicos e cirúrgicos.
Também presente, a deputada Dani Portela (PSOL) destacou a atuação do hospital em Pernambuco. “Não são apenas números, são inúmeras pessoas, famílias, histórias, trajetórias que passam e perpassam pela vida de cada um e cada uma de vocês ao longo de 80 anos. Mais do que tratar um corpo, a gente precisa tratar a alma e acolher na integralidade a família”, expressou.
O presidente do HPC, Ricardo Rodrigues de Almeida, frisou que “o HCP não é só um hospital, é também um centro de ensino e pesquisa científica de reconhecimento nacional e internacional”. “Nós formamos novos especialistas desenvolvendo ciência e inovação na luta contra o câncer, sempre com o foco na melhoria da assistência aos nossos pacientes”, emendou.
A Reunião também contou com as apresentações dos corais Vozes de Pernambuco, formado por servidores e colaboradores da Alepe, e da Rede Feminina do HCP.