
EDUCAÇÃO – Solenidade destacou o papel do GP na formação de gerações e na preservação da memória. Foto: Nando Chiappetta
A Alepe realizou, na última quarta (3), uma reunião solene em homenagem ao bicentenário do Ginásio Pernambucano. A iniciativa de reconhecimento à instituição pública de ensino mais antiga do Brasil partiu do deputado licenciado Kaio Maniçoba (PP) e do deputado João Paulo (PT).
Em seu discurso, João Paulo destacou que celebrar os 200 anos do GP é reconhecer sua relevância histórica.
“Trata-se de uma instituição que atravessou dois séculos, cuja história se confunde com a nossa própria trajetória nacional, atravessando império, república, ditaduras e democracias”, afirmou.
“O Ginásio Pernambucano formou gerações que marcaram a política, as artes, a cultura e a ciência brasileira”, prosseguiu, citando ex-alunos célebres como Ariano Suassuna, Clarice Lispector e Celso Furtado.
Comunidade escolar
Com a divisão do Ginásio Pernambucano em Escola Técnica (ETE) e Escola de Referência em Ensino Médio (Erem), a solenidade teve representantes de ambas unidades.
O diretor do ETE, Glauciano Melo, enfatizou que “o Ginásio não é feito apenas de prédios ou documentos, mas de trabalhadores, estudantes, pais e responsáveis que acreditam na educação e no GP”. “Desejo uma vida longa ao Ginásio Pernambucano, que ele exista, resista e coexista por mais 200 anos”, disse.
“Os primeiros 200 anos nos deram raízes e histórias que nos orgulham. Que os próximos nos deem asas largas para que a escola siga florescendo e honrando o seu legado, acolhendo, ensinando e inspirando”, agregou Antônio Rosa, diretor da Erem.
“Que sejamos, como educadores, instrumento para que a juventude pernambucana tenha o que merece: um lugar seguro, exigente e fértil para aprender, criar e transformar”, emendou.
Mesa
A mesa da solenidade foi composta também por professores e representantes dos grêmios estudantis, que celebraram a recente articulação dos poderes Legislativo e Executivo estaduais em prol da preservação da edificação. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1984, o Ginásio Pernambucano passará por obras de requalificação e modernização após o investimento de R$ 7 milhões pelo Governo do Estado de Pernambuco.