
POSSE – Alberes Lopes foi recebido no novo cargo pelo presidente Álvaro Porto e pelo primeiro secretário Francismar Pontes. Foto: Roberta Guimarães
O novo superintendente da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe), Alberes Lopes, tomou posse do cargo nesta quarta (2). Com isso, ele estará à frente do órgão responsável por atividades pedagógicas e programas de capacitação desenvolvidos pelo Poder Legislativo estadual.
Bacharel em Gestão de Recursos Humanos e Consultor Financeiro pela Universidade Federal do Paraná, Alberes é ex-vereador dos municípios de Caruaru (2017-2019) e Ibirajuba (2013-2016). Ele também atuou à frente da secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, entre 2019 e 2022.
O novo superintendente assume o lugar de José Humberto Cavalcanti, ex-deputado que estava à frente da Elepe desde fevereiro de 2019.
Novo gestor
Como novo superintendente da Elepe, Alberes Lopes pretende dar continuidade aos projetos que fizeram da Escola do Legislativo um dos órgãos da Assembleia mais fortemente voltado para a promoção de ações na área de ensino e de investimento na produção de conhecimento.
“Vamos ampliar e potencializar as ações e projetos já existentes e investir nas parcerias com o Senai, com o Senac, com o sistema S, para que a gente possa chegar a mais regiões do Estado, atendendo os legisladores e o público, assim como faz tão bem a Superintendência de Saúde. Nossa meta é gerar mais oportunidades para os legisladores e para os pernambucanos em geral, onde possamos ampliar e levar projetos que atendam às necessidades do nosso povo de modo geral”, anunciou o novo superintendente.
Alberes Lopes foi empossado pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e do primeiro secretário, Francismar Pontes (PSB). “Alberes tem um extenso currículo na vida pública e chega para contribuir com a Escola do Legislativo e avançar no excelente legado deixado pelo ex-superintendente José Humberto”, pontuou o presidente da Alepe.
“O novo superintendente da Escola do Legislativo chega para fortalecer ainda mais o papel fundamental da Elepe na formação cidadã e na qualificação dos nossos servidores”, destacou o primeiro secretário da Assembleia.
A Elepe
A Escola do Legislativo da Alepe tem 25 anos de existência voltados para a capacitação de servidores e parlamentares, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade.
Em parceria com diversas instituições, como o Sebrae e o Senado Federal, a Elepe ampliou seu alcance no Estado com várias ações de ensino e capacitação, entre elas o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais. Iniciado em 2023, o Programa é voltado para a capacitação de vereadores, gestores, assessores e demais servidores das casas legislativas e dos poderes executivos municipais do Estado.
Outra iniciativa da Escola do Legislativo é o Programa Lideralepe. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o programa tem por objetivo promover a formação de novas lideranças políticas em Pernambuco. A iniciativa é bicampeã do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).