Em julho e agosto de 2017, a Rádio Alepe publicou uma série de reportagens sobre os desafios enfrentados pelas famílias de bebês diagnosticados com microcefalia provocada pelo zika vírus e a situação da epidemia quase dois anos depois que os primeiros casos apareceram, em agosto de 2015.
A produção, das repórteres Isabella Senra e Tayza Lima, foi a vencedora do 3º Prêmio Synapsis de Jornalismo, da Federação Brasileira de Hospitais, na categoria Rádio. A premiação contou com mais de 130 trabalhos inscritos. Além da Rádio Alepe, o portal Estadão, a Revista Época e a TV Brasil foram os ganhadores daquela edição nas demais categorias – Internet, Impresso e TV.
A produção foi outra vez reconhecida em uma votação especial que elegeu as melhores produções dentre as já premiadas. A escolha foi feita pelo público e a cerimônia de entrega aconteceu em Brasília, nesta quarta (2)
O prêmio especial é um convite para ouvir novamente as reportagens da série A Vida Depois da Zica e refletir sobre o que avançou na assistência às crianças no momento em que a explosão de casos está prestes a completar uma década.
Dificuldades enfrentadas pelas famílias e risco de nova epidemia
Desafios das mães e ações de assistência às famílias