Deputados apoiam reaproveitamento de funcionários da Chesf após privatização

Em 11/06/2025 - 10:06
-A A+

Na reunião plenária desta quarta (11), parlamentares da Alepe manifestaram apoio ao aproveitamento em órgãos e empresas do Governo Federal dos trabalhadores do sistema Chesf/Eletrobras que foram demitidos após a privatização da empresa. 

O aproveitamento da mão de obra especializada das empresas públicas do setor elétrico está previsto no Projeto de Lei nº 1.791/2019. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e tramita atualmente no Senado Federal. 

Em seu pronunciamento, o deputado João Paulo (PT) lamentou a privatização do sistema na Chesf/Eletrobras e pediu que o senado federal aprove o Projeto nº 1.791/2019. O parlamentar afirmou que desde o governo de Bolsonaro houve um sucateamento da empresa por meio de demissões em massa, com cerca de 3.600 servidores desligados sem justa causa. 

VALORIZAÇÃO – João Paulo defende que funcionários demitidos da Chesf sejam aproveitados em outros setores. Foto: Jarbas Araújo

João Paulo também denunciou  que além das demissões houve transferências compulsórias e um ambiente de desvalorização do servidor. 

“Em Pernambuco, o Sindicato dos Urbanitários tem sido uma voz firme contra esses abusos. É importante destacar o protagonismo da categoria, que tem mobilizado trabalhadores da Chesf, acionado a Justiça e articulado com parlamentares para garantir o mínimo de respeito aos direitos dos trabalhadores.”

Também se solidarizaram pela causa da privatização da Chesf/Eletrobras os deputados Dani Portela (PSOL), Socorro Pimentel (União) e Waldemar Borges (PSB).

Dani Portela enalteceu a proposta de aproveitamento dos trabalhadores das empresas privatizadas. Para a parlamentar, o projeto reconhece o valor do servidor público do setor elétrico brasileiro e impede que a privatização seja acompanhada por uma onda de demissões em massa e violações de direitos conquistados. 

“Esse PL seria um ato de justiça e dedicação por servidores que dedicaram a sua vida inteira ao serviço público da Chesf e que construíram um dos sistemas elétricos mais robustos do mundo, isso é fruto de trabalho”, enalteceu.

Imip

A deputada Socorro Pimentel homenageou no seu discurso os 65 anos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). A parlamentar destacou a atuação da instituição filantrópica no Sistema Único de Saúde, com quase 1 milhão de atendimentos ambulatoriais e mais de 450 transplantes apenas em 2024. 

HOMENAGEM – Para Socorro Pimentel, IMIP é “orgulho de Pernambuco”. Foto: Jarbas Araújo

“Hoje, celebramos 65 anos de uma obra coletiva, construída com o suor e o coração de profissionais, voluntários e de um povo que acredita que saúde é direito, não privilégio. O Imip é orgulho de Pernambuco, exemplo para o Brasil e patrimônio da nossa gente”, afirmou a parlamentar. 

Os 65 anos do IMIP também foram homenageados pelo deputado Waldemar Borges, que também destacou a contribuição da entidade para a saúde e a pesquisa científica no Brasil e em Pernambuco.  

Socorro Pimentel também se solidarizou com o caso de Yana Luiza, vítima de um ato de feminicídio cometido pelo próprio companheiro em 2013. O caso será julgado pela primeira vez no dia 12 de junho. A parlamentar afirmou que estará atenta e cobrará justiça por Yana e por todas as mulheres.

Ganhe o Mundo

Por sua vez, o deputado Waldemar Borges repercutiu problemas com adolescentes enviados ao Chile, por meio do Programa Ganhe o Mundo, do Governo do Estado. O parlamentar disse que foi procurado por duas adolescentes que denunciaram abusos vividos no país e que precisaram ser repatriadas. 

Borges relatou que uma das estudantes voltou antes do fim do intercâmbio após ter uma crise de ansiedade quando passava por um túnel na cidade de Santiago. A outra adolescente afirmou ter sido acusada de ter um comportamento inadequado, mesmo depois de mostrar através de vídeos bom comportamento e companheirismo com amigos chilenos. 

“Isso me preocupa porque aponta um despreparo das pessoas que deveriam ter maturidade, conhecimento, para lidar com situações como essas”, lamentou. 

INTERCÂMBIO – Para Waldemar Borges, casos de adolescentes repatriados mostram falta de preparo no programa. Foto: Jarbas Araújo

No tempo de comunicação de liderança, Waldemar Borges questionou a fiscalização realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) de ações financiadas por uma emenda parlamentar indicada por ele.  Os recursos foram recebidos pela Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP), de Gravatá, entidade voltada para a proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco. 

Ele cobrou da Fundarpe que fiscalize também o envio das emendas parlamentares de todos os deputados, como também os valores que serão destinados à promoção das festividades juninas do estado.

Caso Miguel

Ainda em seu discurso, Dani Portela parabenizou a aprovação do trabalho de conclusão de curso (TCC), no curso de Direito, da servidora da Alepe, Mirtes Renata, que trabalha em seu gabinete.

A ex-empregada doméstica é mãe do menino Miguel, que morreu há cinco anos, da queda de um prédio na Região Metropolitana do Recife. Com o tema “Da Escravidão Contemporânea”, o trabalho foi aprovado com nota máxima. 

A parlamentar frisou que, a morte de Miguel foi o principal combustível para que Mirtes Renata começasse uma nova  jornada em busca de justiça. “Hoje eu queria uma salva de palmas a uma mulher, ex-trabalhadora doméstica, hoje servidora desta Casa, e a gente se somasse a voz de Mirtes pedindo justiça por Miguel”, evidenciou. 

JUSTIÇA – Dani Portela elogiou a luta de Mirtes Renata após a morte do seu filho. Foto: Jarbas Araújo

Eleições do PT

Ao retornar à tribuna no tempo dedicado à Comunicação de Lideranças, João Paulo comentou o processo eleitoral do Partido dos Trabalhadores. Marcada para 6 de julho, mesmo dia da executiva nacional e dos diretórios municipais, a votação para a presidência do partido em Pernambuco está sendo disputada por dois candidatos: o deputado federal Carlos Veras e o ex-deputado federal Fernando Ferro.

João Paulo apresentou uma breve biografia de cada um deles, destacando “o nível dos currículos”. Ele também apresentou a agenda de debates entre os candidatos, com atividades previstas no Recife (17/06), Caruaru (18/06), Serra Talhada (19/06), Petrolina (02/07) e Palmares (03/07). “O PT é o único partido que tem eleição direta para suas instâncias”, salientou. “O debate político é fundamental para a elevação da consciência dos nossos militantes e da sociedade.”