
PARCERIA – Ações alinhadas pelas instituições incluem reunião solene na Assembleia. Foto: Anju Monteiro
A Alepe iniciou, nesta segunda (14), o diálogo com a Polícia Militar de Pernambuco para colaborar na comemoração do bicentenário da corporação. A Casa fará uma reunião solene para homenagear a PMPE em agosto, e deve apoiar a programação de comemorações no decorrer do ano.
A reunião ocorreu na Superintendência Geral da Alepe, e reuniu o deputado Antônio Moraes (PP), presidente da Comissão Especial do Poder Legislativo para Celebrar o Bicentenário, e o coronel PM Marcelo Ianino, chefe do Estado Maior da corporação. Também estiveram presentes dois gestores da Alepe: o superintendente geral Aldemar Santos, e o superintendente de Cerimonial coronel Francklin Bezerra Santos.
“A Assembleia, como um órgão de representação popular não poderia ficar fora dessa homenagem a uma data tão significativa para a Polícia Militar”, ressaltou o deputado Antônio Moraes.
Programação
A Polícia Militar de Pernambuco irá completar 200 anos no dia 11 de junho. A data que marca o início da corporação remete a um decreto do imperador D. Pedro I que criou um corpo de polícia na então província de Pernambuco. O coronel Marcelo Ianino explicou, no entanto, que a programação de homenagens não irá se encerrar em junho, mas seguirá no decorrer do ano.
Um dos eixos das comemorações, segundo Ianino, é a valorização da história da instituição. “Nós temos um grupo multidisciplinar de historiadores da própria instituição, do Museu da Polícia Militar e também uma parceria com Universidade de Pernambuco (UPE)”, disse.
A principal ideia apresentada por ele na reunião é a publicação de um livro com 200 imagens que representem a história da Polícia Militar. A perspectiva é que o livro seja lançado em agosto, no dia da reunião solene do Poder Legislativo estadual.