
PUBLICAÇÃO – Além de homenagear 38 entidades pernambucanas, a solenidade contou com o lançamento da cartilha “Direitos da População LGBTQIA+”. Fotos: Nando Chiappetta
Comemorado mundialmente no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi reverenciado em sessão solene realizada nesta quinta (27), na Alepe. Proposição da deputada Dani Portela (PSOL), a solenidade homenageou 38 organizações que militam pela causa no Estado (veja lista completa abaixo). Houve ainda o lançamento da cartilha “Direitos da População LGBTQIA+” e performance das drags Eva Venenosa e Salário Mínimo.
“Ser da comunidade LGBTQIA+ em nosso Estado ainda é sobreviver, mas seguiremos reconhecendo e apoiando quem trava essa batalha até que nós a vençamos coletivamente”, disse a parlamentar Dani Portela, presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe.

MÃES DA RESISTÊNCIA – Neuma Coelho e Girlayne Carvalho representaram umas das entidades homenageadas na solenidade
Representando uma das entidades homenageadas, a presidente do grupo Mães da Resistência, Girlayne Carvalho, ressaltou a importância de ter o trabalho reconhecido pelo poder público. “Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com a causa e dizer que vamos continuar participando dos conselhos e dos fóruns estaduais e, com isso, ajudar a construir políticas públicas que atendam as necessidades dos nossos filhos”, afirmou.

GESTOS – A psicóloga Juliana Mazza representou a ONG que tem 31 anos de trabalho em Pernambuco
“Agradeço à Alepe por essa homenagem. Desde sua fundação, a Gestos é uma instituição que milita e trabalha com a população LGBTQIA+. E, para nós, é uma grande honra estar aqui com outras organizações e instituições participando desta homenagem”, disse a psicóloga Juliana Mazza, que atua na Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, ONG que recentemente completou 31 anos de atuação em Pernambuco.

PERFORMANCE – A drag Salário Mínimo comandou uma das apresentações da noite
“Nosso desejo é trazer outras narrativas para esta tribuna, pensar nessa comunidade contando suas histórias de vida, de esperança, os sucessos e o conjunto de avanços que conquistaram ao longo dos anos”, finalizou Portela.
Cartilha
A publicação é o segundo volume da série “Educando para os Direitos Humanos”, idealizada pela Comissão de Cidadania. De forma didática, a obra apresenta os direitos e garantias das pessoas LGBTQIA+, além de destrinchar termos, siglas, nomenclaturas e alertas para o combate à LGBTfobia. Confira o material aqui.

EDUCANDO PARA OS DIREITOS – A obra integra o selo “Educando para os Direitos Humanos”, capitaneada pela Comissão de Cidadania da Alepe
A ativista Neuma Coelho, que integra o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT de Pernambuco (CEDPLGBT), destacou o lançamento da cartilha para conscientização dos direitos da comunidade. “Ter acesso a uma publicação como essa permite-nos levar letramento a outras famílias. Ao folheá-la, vemos que temos vários instrumentos legais nas mãos. O que falta mais é mobilização e campanhas que permitam que esse conhecimento chegue à população em geral”, disse.
Data
O Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ remete à Revolta de Stonewall, que aconteceu na cidade de Nova Iorque (EUA), em 28 de junho de 1969. Nesse dia, a comunidade LGBTQIAPN+, que frequentava o bar Stonewall Inn, organizou uma série de manifestações contra as invasões e violência policial.
Esse movimento também representou o enfrentamento de um sistema jurídico anti-homossexual que criminalizou a existência de pessoas LGBTQIAPN+, por décadas.
Entidades homenageadas
ALIANÇA NACIONAL LGBTIA+
ARTICULAÇÃO E MOVIMENTO PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DE PERNAMBUCO (AMOTRANS)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FAMÍLIAS HOMO-TRANS AFETIVAS
ASSOCIAÇÃO CORES DO CAPIBARIBE
ASSOCIAÇÃO DA MATA-SUL DE PERNAMBUCO (AMAS LGBT)
COLETIVO CARA PRETA
COLETIVO DE MULHERES PERIFÉRICAS E LGBT+
COLETIVO LGBT + JARDIM DE CORES
COMISSÃO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA OAB DE JABOATÃO
COMISSÃO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA OAB DE PERNAMBUCO
CORES DA RESISTÊNCIA
CORES MOVIMENTO DE DEFESA DA CIDADANIA E DO ORGULHO LGBT+
FÓRUM LGBT PE
FÓRUM NACIONAL DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NEGRAS E NEGROS – FONATRANS
GEMA GÊNERO E MASCULINIDADES
GESTOS – SOROPOSITIVIDADE, COMUNICAÇÃO E GÊNERO
GRUPO CACTOS – UNICAP
GRUPO DE TRABALHOS EM PREVENÇÃO POSITHIVO GTP+
GRUPO GAYMADO
GRUPO HOMOSSEXUAL DO CABO
GRUPO LGBT SETE CORES DE POMBOS
INSTITUTO BOA VISTA
INSTITUTO TRANSFORMAR LGBT DE JABOATÃO
INSTITUTO TRANSVIVER
MÃES DA RESISTÊNCIA
MOVIMENTO INDEPENDENTE DE HOMENS TRANS E TRANSMASCULINIDADES DE PERNAMBUCO – MOVIHT/PE
MOVIMENTO LGBT LEÕES DO NORTE
MOVIMENTOS LGBTQIA+ FLOR DE LÓTUS
NOVA ASSOCIAÇÃO DE TRAVESTIS E PESSOAS TRANS DE PERNAMBUCO (NATRAPE)
OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIAS E MORTES LGBTI+ NO BRASIL
ONG ARCO
ONG SER COLETIVO
PAPANCORES DA RESISTÊNCIA
REDE DE MULHERES LBTS SERTANEJAS DE PERNAMBUCO
REDE LGBT DO INTERIOR
REDE NACIONAL DE LÉSBICAS E BISSEXUAIS NEGRAS FEMINISTAS AUTÔNOMAS- CANDACES
REDE NACIONAL DE NEGRAS E NEGROS LGBT (REDE AFRO LGBT)
TRANSFORMA PRIDE