Plenário cobra melhorias para transporte e abastecimento de água no Sertão

Em 26/10/2023 - 14:10
-A A+

Problemas enfrentados pela população do Sertão ganharam destaque, nesta quinta (26), durante a Reunião Plenária da Alepe. Parlamentares que ocuparam a tribuna cobraram providências para a pavimentação de estradas e o restabelecimento da oferta de água em municípios da região. Além disso, foram registradas medidas adotadas na área da Saúde, em benefício de hospitais de referência pernambucanos.

Cortes no abastecimento de água em São José do Belmonte (Sertão Central) motivaram pronunciamento do deputado João Paulo Costa (PCdoB). De acordo com ele, a situação, que vem ocorrendo há mais de um ano, se agravou nos últimos três meses, principalmente no distrito do Carmo. 

PREJUÍZOS – Corte no abastecimento de água no Sertão foi tema de cobrança de João Paulo Costa. Foto: Roberto Soares

Ele relatou prejuízos à população e à atividade da agricultura familiar e anunciou que irá na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na próxima semana em busca de uma solução. “Hoje a água não chega nas torneiras para a população utilizar para consumo próprio ou para cozinhar. E quando chega, vem suja, barrenta. Mas as contas não param de chegar, e as pessoas são cobradas por uma água a que não têm acesso”, lamentou.

PE-460 – Kaio Maniçoba cobra pavimentação de estrada entre Belém de São Francisco e Salgueiro. Foto: Roberto Soares

Por sua vez, Kaio Maniçoba (PP) foi à tribuna pedir ao Governo do Estado a pavimentação da PE-460, que liga os municípios de Belém do São Francisco (Sertão de Itaparica) e Salgueiro (Sertão Central). “Como representante da região e amigo do povo de Belém do São Francisco, não poderia deixar de me irmanar com a população, que tem esse anseio antigo”, disse.

O deputado também solicitou melhorias na rodovia que conecta Belém ao distrito de Barra do Tarrachil, no município baiano de Chorrochó. Para o parlamentar, essas ações vão facilitar a circulação dos moradores e da produção agrícola da região, que conta com a maior empresa exportadora de manga do país. 

Hospitais

Presidente da Comissão de Saúde, o deputado Adalto Santos (PP) registrou no Plenário ações em prol do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e do Hospital da Restauração (HR). 

O parlamentar se encontrou na última terça (24) com a direção do Imip para tratar da modernização de equipamentos, melhoria do atendimento e interiorização dos serviços da unidade. Ele anunciou ainda que uma de suas emendas parlamentares, no valor de mais de R$ 500 mil, irá custear a compra de um microscópio cirúrgico para o Imip. 

Já o Hospital da Restauração foi tema da reunião do deputado com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no último dia 11. Para Adalto Santos, “por mais que a governadora Raquel Lyra já tenha anunciado ações para o HR, pedimos uma ação também do Governo Federal”, relatou.

SAÚDE – Adalto Santos relata visita ao Imip e reunião com o Ministério da Saúde para tratar do HR. Foto: Roberto Soares