Pronunciamentos a respeito de uma série de crimes ocorridos no município de Araripina, no Sertão do Araripe, no último domingo, marcaram a Reunião Plenária desta segunda (23). Na ocasião, o pai cometeu feminicídio contra a esposa e, em seguida, assassinou os dois filhos. Ele foi preso após envolver-se em um acidente quando tentava fugir.
A deputada Socorro Pimentel (União) afirmou que a vida da família foi ceifada devido ao machismo. A parlamentar registrou que, em Pernambuco, em 2023, o número de denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher aumentou 24%, comparado com o ano passado. Ela ressaltou a importância da implantação de uma delegacia da mulher no Sertão do Araripe e solicitou ao Governo do Estado medidas mais eficazes para proteger o segmento. “Proponho uma audiência pública no Araripe, com a presença do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e a secretária da mulher, Mariana Melo, além de outras autoridades, para garantir a proteção da vida das nossas mulheres”, sugeriu.

VIOLÊNCIA – Socorro Pimentel cobrou a abertura de uma delegacia da mulher no Sertão do Araripe. Foto: Roberto Soares
No mesmo sentido, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) se manifestou sobre o caso e cobrou mais investimentos do Governo do Estado em políticas de prevenção e combate à violência contra mulheres. Ela também reivindicou a abertura de uma delegacia especializada na região.
A parlamentar, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, afirmou que a Secretaria estadual da pasta não tem executado o orçamento previsto. “A gestão passada deixou R$ 29 milhões para a Secretaria da Mulher, mas o Governo atual só gastou R$ 8 milhões, menos de 30%. Além disso, reduziu o número de cargos à metade. Falta vontade política para ter um olhar de respeito e cuidado com as mulheres de Pernambuco”, pontuou Gleide Ângelo.

GÊNERO – Delegada Gleide Ângelo cobrou políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. Foto: Roberto Soares
Homenagem

HOMENAGEM – Coronel Alberto Feitosa comemorou os 85 anos do ex-deputado Inocêncio Oliveira. Foto: Roberto Soares
Coronel Alberto Feitosa (PL) fez uma homenagem ao ex-deputado federal Inocêncio Oliveira, pernambucano de Serra Talhada que completou 85 anos no último sábado (21). Feitosa destacou a capacidade de articulação e diálogo do político, que exerceu diversos cargos na Mesa Diretora da Câmara, entre eles a presidência. “Ganhou o apelido cordial de ‘deputado guardanapo’, porque nunca se afastava da mesa”, lembrou.
Considerado por Feitosa como um amigo pessoal, Inocêncio Oliveira atuou como médico e exerceu dez mandatos em Brasília. “Tenho uma gratidão enorme por este pernambucano, que foi fundamental na minha trajetória pública. Praticamente me adotou como filho sob aspecto político e me fez andar com ele por todo o Estado”, contou.
Os deputados João Paulo (PT) e Luciano Duque (Solidariedade) também exaltaram a vida pública de Oliveira, em apartes. Eles ressaltaram os investimentos articulados pelo político em benefício de Serra Talhada, entre eles o curso de medicina no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) e a unidade acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Segurança

ESTADO – Izaías Régis afirmou que o Governo vai cuidar da segurança pública. Foto: Roberto Soares
Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis (PSDB) reconheceu as dificuldades da gestão pernambucana no enfrentamento à violência. O parlamentar informou que se reunirá com a governadora Raquel Lyra para agilizar a realização de concursos públicos de agentes de segurança. “O número de policiais hoje na ativa é o mesmo que havia em 1992, no governo de Joaquim Francisco. Temos 16 mil homens nas ruas, quando a necessidade era de 17 mil”, afirmou, também lamentando o caso de violência doméstica registrado em Araripina.
Eleições municipais
A possibilidade do Partido dos Trabalhadores lançar uma candidatura própria nas eleições municipais do Recife, no próximo ano, foi tema do discurso de João Paulo (PT) durante o Pequeno Expediente. Ele ressaltou que o partido não descarta essa hipótese, uma vez que recuperou o protagonismo político com a eleição do presidente Lula. De acordo com o parlamentar, o PT deverá ter um papel importante nos pleitos municipais de todo o Estado e na formação de alianças.

ELEIÇÕES – João Paulo afirmou que a Federação não descarta a possibilidade disputar a Prefeitura do Recife. Foto: Roberto Soares
No Grande Expediente, o deputado voltou à tribuna para repercutir o Festival Rec’n’Play, realizado na última semana, no Recife, pelo Porto Digital. Ele destacou que o evento debateu temas importantes, como a influência da inteligência artificial em todas as áreas e o uso da tecnologia para fortalecer a democracia e a participação popular. “O evento reforçou minha convicção sobre a necessidade de usar os recursos tecnológicos para o bem comum, o crescimento econômico sustentável e o atendimento às necessidades do povo”, pontuou.
Leitura
As comemorações da Biblioteca Pública de Pernambuco para a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, celebrada de 23 a 29 de outubro, receberam destaque de Renato Antunes (PL). O parlamentar relatou uma visita ao equipamento e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido no local. “Parabenizo a Biblioteca Pública de Pernambuco por abrir as portas para celebrar esta semana e acolher as pessoas. É um espaço muito inclusivo e que carece da nossa atenção”, afirmou. Renato Antunes ainda solicitou aos deputados que destinem emendas no orçamento do Estado à Biblioteca.

LEITURA – Renato Antunes noticiou a realização da Semana Nacional do Livro na Biblioteca Pública. Foto: Roberto Soares
Compaz em Arcoverde

SERTÃO – Luciano Duque cobrou a construção do Compaz em Arcoverde. Foto: Roberto Soares
O cancelamento da construção de uma unidade do Compaz em Arcoverde (Sertão do Moxotó) pautou o pronunciamento de Luciano Duque (Solidariedade). O deputado fez um apelo à gestão municipal para que não desista do projeto. Para ele, a cidade não pode abrir mão de um equipamento reconhecido internacionalmente e que tem papel fundamental no fortalecimento da cidadania dos moradores das áreas mais carentes e na redução dos índices de criminalidade.