Retomada de serviço de ortopedia no Pajeú ganha destaque no Plenário

Em 19/10/2023 - 14:10
-A A+

A audiência pública para apresentação do relatório de gestão da Secretaria estadual de Saúde, realizada na Alepe nesta semana, gerou impactos que foram repercutidos na Reunião Plenária desta quinta (19). O deputado Luciano Duque (Solidariedade) comemorou o anúncio de retomada de um convênio para a realização de atendimentos de ortopedia no Sertão do Pajeú.

SERTÃO – Luciano Duque celebrou a promessa de retomada de atendimentos de ortopedia na região. Foto: Roberto Soares

Na audiência de prestação de contas à Comissão de Saúde, o parlamentar havia questionado o Governo do Estado sobre a suspensão do contrato com o Hospital São Vicente, no município de Serra Talhada. “Esse convênio beneficiava milhares de pessoas da região, desafogando os atendimentos de ortopedia do Recife, de Moreno e de outros municípios. Hoje, recebi a notícia de que a Secretaria vai resolver a questão, o que solucionará o problema de cirurgias ortopédicas em boa parte do Interior”, celebrou.

Duque ainda destacou outros pontos levantados na audiência pública, como a falta de oferta de cirurgias de urologia e a formação de uma comissão para acompanhar a reforma prevista para o Hospital da Restauração, no Recife, a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco.

Conexão

PLEITO – Eriberto Filho cobrou estrada para ligar dois distritos de São Lourenço da Mata. Foto: Roberto Soares

Eriberto Filho (PSB), por sua vez, foi à tribuna cobrar o início das obras de construção da estrada que vai ligar Matriz da Luz a Lages, dois distritos da zona rural de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. Segundo o parlamentar, a licitação já foi concluída e uma placa foi instalada pelo Estado anunciando a intervenção, que, entretanto, ainda não foi viabilizada. “A estrada levará desenvolvimento, além de facilitar o acesso da população a serviços de saúde e educação”, afirmou.

 

Água e luz

PROPOSTA – Pastor Júnior Tércio quer proibir taxa de religação de água e energia elétrica. Foto: Roberto Soares

Pastor Júnior Tércio (PL) pediu apoio para aprovar o Projeto de Lei (PL) n° 544/2023,  que proíbe a cobrança de taxa de religação por empresas concessionárias de água e de energia elétrica. O parlamentar é o autor da proposta, que também fixa o prazo de seis horas para restabelecer o fornecimento depois que for comprovado o pagamento. Na opinião do deputado, a população já paga muitas taxas e impostos, enfrentando dificuldades para acessar água nas torneiras, mesmo quando as contas estão em dia. 

Diplomacia

INTERVENÇÃO – João Paulo elogiou o resgate de brasileiros em área de conflito entre Israel e Hamas. Foto: Roberto Soares

O sexto e último voo programado da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados de Israel motivou o discurso do deputado João Paulo (PT). O avião chegou à base aérea do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta, trazendo 219 passageiros. O parlamentar parabenizou a intervenção do Governo Lula no resgate dos cidadãos e a resolução sugerida pelo país junto à Organização das Nações Unidas (ONU). “Ressalto a importância da diplomacia do Brasil e celebro a proposta de intervenção apresentada à ONU”. 

João Paulo registrou que 1.135 brasileiros já foram repatriados desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro, e que o Governo Federal aguarda autorização do Egito para resgatar um grupo de brasileiros que permanecem na Faixa de Gaza.