Deputados pedem força-tarefa para repatriar pernambucanos de Israel

Em 10/10/2023
-A A+

A mobilização para repatriar os pernambucanos que estão atualmente em Israel foi tema da Reunião Plenária desta terça. O país asiático declarou guerra ao grupo Hamas, que controla o território palestino da Faixa de Gaza, após uma série de atentados terroristas ocorridos no último sábado. O deputado Joel da Harpa, do PL, solicitou a criação de uma força-tarefa pelo Governo de Pernambuco para possibilitar o retorno dos pernambucanos. Ele lembrou que Israel é um destino importante de turismo religioso e que muitos brasileiros estão presos em hotéis sem a possibilidade de voltar.

Nós temos pessoas de diversos segmentos religiosos que estão em Israel, estão presos nos hotéis e não conseguem sair, tanto da capital Tel Aviv quanto de Jerusalém. Então, fazer esse alerta. Ainda hoje eu recebi um whatsapp de uma senhora que está em Israel e ela dizendo que não está conseguindo voo para voltar.”

O deputado Renato Antunes, do PL, se somou ao apelo de Joel da Harpa e afirmou que também recebeu pedidos de socorro de conterrâneos em Israel. O parlamentar ressaltou que a companhia aérea portuguesa TAP, a mais usada para levar os moradores de Pernambuco ao país asiático, suspendeu os voos para Israel. Disse, ainda, que os aviões da Força Aérea Brasileira enviados pelo Governo Federal não foram suficientes para a repatriação de todos os brasileiros em território israelense.

Programas federais para reforçar a segurança pública do Estado – a serem anunciados nesta quarta pelo Ministério da Justiça – repercutiram no discurso da deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB. Ao comemorar os investimentos prometidos pela União para combater a criminalidade em Pernambuco, ela criticou o Governo do Estado pela ausência de um plano e de recursos próprios direcionados ao setor. A deputada relacionou a ausência de propostas estaduais ao agravamento da violência.

Este mês, o mês de setembro, nós aumentamos 42% os homicídios, temos 500% de aumento de feminicídio. É esta a realidade do Estado de Pernambuco. Estamos no mês de outubro e o Estado de Pernambuco não fez absolutamente nenhum plano de segurança. Tem que vir o Governo Federal para investir na segurança do nosso Estado.” 

O Dia Nacional da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, pautou a fala de João de Nadegi,  do PV. Ele destacou o crescente fortalecimento da corporação desde que foi integrada ao Sistema Único de Segurança Pública, em 2018. O deputado citou o caso de Camaragibe, na Região Metropolitana, em que a segurança pública local passou por uma “revolução”, nas palavras dele, com a participação da Guarda Municipal em ações integradas com a Polícia Militar e na prestação de serviços à população.

O deputado João Paulo, do PT, alertou sobre o aumento da crise climática mundial. O parlamentar mencionou a morte de dezenas de botos cor-de-rosa, vítimas do aquecimento das águas, na Amazônia, que enfrenta uma seca atípica resultante do fenômeno El Niño com o aquecimento global. O petista sugeriu, como política de enfrentamento, investir na economia sustentável. Para ele, é necessário diminuir o desmatamento, a produção e o consumo de fertilizantes químicos e agrotóxicos, além de investir na agricultura orgânica e abandonar o uso de combustíveis fósseis.

O mundo precisa ceder a um modelo mais humanista em relação às suas populações, com políticas sociais em lugar de crescimento econômico sem limites e investimentos significativos nas guerras e não na paz.

O deputado Jarbas Filho, do MDB, registrou presença em Brasília, na Reunião Plenária do Senado Federal que autorizou a Compesa a obter um empréstimo no valor de 1,1 bilhão de reais. A verba, segundo o parlamentar, será usada para melhoria do abastecimento de água e do saneamento básico no Estado, principalmente nos municípios do Agreste e do Sertão. Jarbas Filho também comemorou os 35 anos da Constituição Federal, completados neste ano, e lembrou a atuação dos deputados constituintes Jarbas Vasconcelos e Ulysses Guimarães, que, para ele, foram protagonistas no processo de elaboração da Carta Magna.