A Alepe instalou nesta terça (5) a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Mata Norte. O grupo terá como coordenador-geral o deputado Antônio Moraes (PP), autor do requerimento que deu origem ao colegiado. Durante o encontro, Moraes anunciou o cronograma de atividades da frente. Estão previstas três audiências públicas, visitas a municípios e reuniões com o Governo do Estado.

COLEGIADO – Antônio Moraes será o coordenador da frente parlamentar. Foto: Evane Manço
Segundo o parlamentar, essas agendas permitirão ao grupo traçar um diagnóstico da região e promover a retomada do crescimento local. “No passado, a Mata Norte foi muito próspera, por causa do cultivo da cana-de-açúcar. Com a falência dessa cultura, os empregos desapareceram. Houve a promessa de avanço com o Polo Automotivo de Goiana, instalado pelo ex-governador Eduardo Campos, mas as empresas que dão suporte à fábrica da Jeep funcionam em outros municípios”, frisou.
O primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), participou da reunião de instalação da frente. Gouveia é um dos 11 integrantes do colegiado. Na ocasião, ele fez questão de destacar a riqueza natural da Mata Norte, como “o benefício de ter água em abundância”. “Apesar de ser uma região muito boa, passamos por dificuldades. E não falo apenas com relação ao desenvolvimento econômico, mas também dos problemas da área de saúde”, observou.

SAÚDE – Gustavo Gouveia (direita) ressaltou a sobrecarga no Hospital Regional de Nazaré da Mata. Foto: Evane Manço
Conforme destacou o primeiro-secretário, há uma sobrecarga do Hospital Regional de Nazaré. “É muito complicado ter apenas essa unidade para atender a todos os municípios da região, principalmente pelas condições em que o centro hospitalar se encontra hoje. Faltam recursos, e isso veio da gestão passada. Tenho certeza que a governadora Raquel Lyra terá a sensibilidade de modificar essa situação”, pontuou.
Composição
A primeira audiência pública da frente ocorrerá no município de Carpina, por solicitação de Gustavo Gouveia. Os demais encontros serão realizados em Goiana e Timbaúba. As datas das reuniões ainda não foram definidas. Além de Antônio Moraes e do primeiro-secretário, compõem o grupo os deputados Adalto Santos (PP), Cléber Chaparral (União), Henrique Queiroz Filho (PP), Jeferson Timóteo (PP), Joaquim Lira (PV), Mário Ricardo (Republicanos), Luciano Duque (Solidariedade), Pastor Junior Tércio (PP) e William Brigido (Republicanos).