
HOMENAGEM – Criado em 1973, o Cofen é um órgão que atua em prol dos profissionais da enfermagem em todo o país. Foto: Giovanni Costa
Marcando a retomada das sessões solenes, a Alepe comemorou os 50 anos de institucionalização do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais (Coren), nesta última quarta-feira (2).
Realizada no Auditório Sérgio Guerra, a cerimônia foi uma proposição do deputado Gilmar Júnior (PV) e teve como objetivo homenagear os profissionais da maior categoria da saúde no Brasil. Segundo dados do Cofen, há 2.846.906 enfermeiros e enfermeiras em todo país. Em Pernambuco, esse número chega a 137.568.

PLACA – Presidente do Cofen, Betânia Santos veio receber a homenagem pelos 50 anos da instituição. Foto: Giovanni Costa
“A criação dos Sistemas Cofen/Coren foi um marco na história da enfermagem brasileira, uma vez que possibilitou a regulamentação e a fiscalização do ensino e da prática de enfermagem em todo território nacional. Além de nos permitir conhecer os direitos e deveres éticos, o Cofen/Coren está sempre empenhado para que os serviços prestados e as funções desempenhadas por profissionais da enfermagem sejam reconhecidos e bem remunerados”, disse o parlamentar Gilmar Júnior, que é enfermeiro-fiscal e o primeiro homem a presidir o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), cargo que ocupa desde 2020.
Marcaram presença no evento: Betânia Santos (enfermeira e presidente do Cofen), Thaíse Torres (enfermeira e vice-presidente do Coren-PE), Vilma Costa de Macedo (vice-chefe do Departamento de Enfermagem da UFPE) e Frederico Bezerra (primeiro funcionário do Coren-PE).
Histórico
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os seus respectivos Conselhos Regionais foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905. Juntos, formam o Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Cabe ao Cofen normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
Em Pernambuco, a história do Coren-PE tem início no começo da década de 70. À época, um grupo de enfermeiras decidiu criar uma Junta Oficial para fortalecer a atuação e regulamentação dos profissionais de enfermagem no Estado.
Desde então, o órgão tem contribuído para garantir melhores condições de trabalho, segurança e reconhecimento para os profissionais pernambucanos da enfermagem.