Assembleia comemora 198 anos da PMPE

Em 21/06/2023 - 10:06
-A A+

LONGEVA – Criada na época do Império, a PMPE é uma das instituições militares mais antigas do país. Fotos: Jarbas Araújo

Em sessão solene realizada na última terça-feira (20), a Alepe celebrou os 198 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Originada de uma proposição do deputado Joel da Harpa (PL), a solenidade prestou homenagem à corporação “que tem uma longa história de serviços relevantes e louváveis prestados ao Estado, seja na prevenção da violência, seja na prestação de serviços sociais, de educação para a paz, defesa do patrimônio e manutenção da segurança coletiva da sociedade pernambucana”, como ressaltou o parlamentar.

O presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB), comandou a Reunião Solene, que também contou com a presença dos parlamentares Antônio Moraes (PP), Pastor Cleiton Collins (PP) e Renato Antunes (PL), além do Cel. Tibério César (comandante-geral da PMPE), Cel. Marcos Ramalho (subcomandante-geral da PMPE), Cel. Alexandre Tavares (diretor de Planejamento Operacional da PMPE), Mariana Cavalcanti (coordenadora da Secretaria da Defesa Social) e Ricardo Lapenda Figueiroa (procurador de Justiça Criminal do Ministério Público de Pernambuco). Coube à Banda da Polícia Militar as apresentações musicais da noite.

COMPROMISSO – Deputado Joel da Harpa ressaltou longa história de serviços prestados pela PMPE à popupação.

“Preparamos uma série de atividades neste mês de junho para celebrar os 198 anos da PMPE. Essa sessão solene na Alepe é o reconhecimento da nossa atuação em defesa do povo pernambucano, que tem na nossa corporação bastante confiança”, disse o coronel Tibério César.

“Dos quadros da Polícia Militar, verificamos a dedicação ao serviço público, o cuidado com a população em todos os momentos de tragédias e intempéries naturais, a sua bravura na defesa dos cidadãos e cidadãs pernambucanas, sem nenhuma discriminação, sempre devotados, os seus componentes, à preservação da segurança pública e o bem comum”, acrescentou o deputado Joel da Harpa.

História

A PMPE foi fundada no dia 11 de junho de 1825, a partir de um decreto imperial promulgado por Dom Pedro I. O surgimento da corporação foi motivado pela realização da Confederação do Equador, movimento republicano revolucionário ocorrido em Pernambuco, por volta de 1824. Nesse período, o Corpo de Polícia era composto por um efetivo inicial de 320 homens e constituído de um Estado-Maior, uma Companhia de Cavalaria e duas de Infantaria.

O primeiro quartel era sediado no Pátio do Paraíso, no Recife, que corresponde atualmente à área da Avenida Dantas Barreto. Já o primeiro comandante-geral foi Antônio Maria da Silva Torres, Tenente-Coronel de 1ª Linha do Exército.

A princípio, a  PMPE foi idealizada para proporcionar tranquilidade e segurança pública para os moradores do Recife. De lá para cá, o tempo e as transformações foram moldando a corporação, que hoje tem como principal missão a defesa e a garantia dos direitos de todos os pernambucanos.

Calendário

Para marcar as comemorações dos 198 anos da PMPE, foi criada uma extensa programação militar, artística, cultural e esportiva, que segue durante todo o mês de junho. A cerimônia militar mais importante acontecerá no próximo dia 28 de junho, a partir das 16h, no ginásio de esportes Geraldão (Imbiribeira/Recife), com a tradicional solenidade de aniversário. 

Durante o evento, será entregue a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar a pessoas, militares e civis, com relevantes serviços prestados à segurança pública e sua efetiva colaboração à corporação pernambucana.