
VACÂNCIA – Dani Portela cobrou nomeações para diretoria da Funase. Foto: Roberto Soares
A demora do Poder Executivo para definir ocupantes de cargos estratégicos da Administração Pública estadual voltou a ser criticada por parlamentares durante a Reunião Plenária desta terça (9). Líder da Oposição, a deputada Dani Portela (PSOL) cobrou esclarecimentos sobre a direção da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). Segundo a parlamentar, há quatro cargos de gerenciamento vagos desde janeiro, quando a governadora Raquel Lyra decretou a exoneração de todos os servidores comissionados em Pernambuco.
Ouça os pronunciamentos na íntegra
“Não são apenas cargos, mas políticas públicas que deixam de chegar onde deveriam. Há pessoas desassistidas e vidas colocadas em risco, em especial daqueles indivíduos oriundos de famílias pobres”, argumentou. Dani Portela ainda cobrou a divulgação das ações que o Governo do Estado planeja para a Funase. “É primordial que o Executivo diga quais são as principais propostas para as crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas”, completou.

PROTEÇÃO – Delegada Gleide Ângelo cobrou funcionamento ininterrupto das Delegacias da Mulher. Foto: Roberto Soares
Delegada Gleide Ângelo (PSB) também criticou a demora do Executivo em escolher profissionais para as coordenadorias regionais da mulher. Segundo ela, as nomeações para quatro postos foram publicadas apenas no Diário Oficial desta terça. A parlamentar ainda cobrou definições na área de segurança pública, como a previsão de novos concursos para policiais e a divulgação do plano que o Governo vem anunciando para o setor.
“Não se faz política pública sem planejamento, mas ainda não temos nenhuma informação sobre o documento que o Estado prometeu lançar no final de abril”, relatou. A deputada reivindicou, por fim, o cumprimento da Lei federal 14.541/2023, que determina o funcionamento ininterrupto das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. Segundo ela, há nove unidades em Pernambuco que deixam de atender à noite e durante os fins de semana. “Para proteger a vida das pernambucanas precisamos não apenas da legislação, mas também da sensibilidade dos gestores”, afirmou.

ESTRADAS – Aglailson Victor pediu obras de requalificação da PE-45. Foto: Roberto Soares
Por sua vez, Aglailson Victor (PSB) foi à tribuna cobrar do Executivo a retomada das obras da PE-45, que liga Vitória de Santo Antão (Mata Sul) à BR-101. O parlamentar analisou que o atraso na conclusão da iniciativa traz riscos e prejuízos materiais para os motoristas que transitam pela estrada.
Nacional
A manutenção dos juros básicos da economia em 13,75% foi criticada pelo deputado João Paulo (PT). Na avaliação do parlamentar, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de preservar a taxa Selic é um ato de “sabotagem” ao desenvolvimento do País. Ele relacionou a medida a uma suposta motivação política e ideológica da atuação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

ARTICULAÇÃO – Socorro Pimentel falou sobre reunião com ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional. Foto: Roberto Soares
Já a deputada Socorro Pimentel (União) registrou visita que fez a Brasília na última semana. Ela se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para discutir projetos de infraestrutura hídrica para o Sertão do Araripe. Segundo ela, a Adutora de Negreiros e o Canal do Entremontes foram obras discutidas na reunião. “São demandas antigas do povo sertanejo que, para a nossa alegria, foram recebidas de forma muito positiva pelo ministro. Sem dúvida, ele levará o nosso projeto ao presidente Lula”, disse.
Socorro Pimentel pediu, ainda, apoio ao Projeto de Resolução n° 403/2023, que prevê a criação da Procuradoria da Mulher da Alepe, a exemplo do que já existe na Câmara Federal e no Senado. “São instrumentos muito importantes para o combate à violência, garantia da igualdade de gênero e incentivo à participação política feminina”, pontuou a parlamentar,que é autora da iniciativa.