
REUNIÃO – “Estamos num cenário de desafios. Para enfrentá-los, a troca de experiências é de grande valia”, disse Diogo Moraes. Foto: Felipe Barreto
Ao fim de um dia dedicado a debates e trocas de experiências, a 25ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais ( Unale) foi oficialmente aberta em cerimônia na noite desta quarta (9), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (RMR). Anfitriã desta edição, a Alepe foi representada pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PSB), e pelo vice-presidente Nordeste da Unale, deputado Diogo Moraes (PSB).
Moraes, que também preside a comissão organizadora, ressaltou a receptividade dos pernambucanos e desejou que todos aproveitem bem o evento. “Estamos num cenário de desafios. Para enfrentá-los, a troca de experiências é de grande valia”, acredita. “Este encontro configura a oportunidade de compartilharmos projetos de sucesso, traçarmos metas de integração e congregarmos esforços.”
“Que possamos aproveitar ao máximo os debates sobre os rumos do Parlamento, que deverá estar cada vez mais conectado aos sentimentos e demandas da nossa sociedade”, acrescentou Medeiros, que registrou iniciativas promovidas pela Alepe para se aproximar dos cidadãos: o Lideralepe e o Alepe Acolhe, reconhecidas pela Unale, em edições anteriores, com o Prêmio Assembleia Cidadã.
Presidente da Unale, o deputado Lídio Lopes (Patriota-MS) destacou a adequação do tema da conferência deste ano – “Rumo ao Parlamento do Futuro” – diante do atual momento político nacional. “Estaremos unidos nos próximos dias para a troca de experiências, no propósito de contribuir com nossos parlamentos e nossos estados”, registrou.

CONTEXTO – Para o presidente da Unale, Lídio Lopes, tema do evento é adequado ao atual momento político nacional. Foto: Toninho
Representando o Governo de Pernambuco, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cloves Benevides, também desejou boas-vindas aos participantes do maior evento de parlamentares da América Latina. “Nosso Estado tem tradições políticas libertárias e uma história de resistência e diálogo, características essenciais para o Parlamento”, pontuou.
A mesa de autoridades ainda contou com as presenças do secretário-geral da Unale, José Luis Tchê (PDT-AC); da tesoureira-geral da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA); do presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas da Unale, deputado Alex Redano (Republicanos-RO); e da representante do Sebrae Maria Cristina Lapa.
Ainda durante a cerimônia, foram anunciados os finalistas da 3ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã. A condecoração, que será entregue ao final da conferência, reconhece a modernização dos serviços prestados pelos Legislativos em três categorias: Projetos Especiais, Gestão e Atendimento ao Cidadão. Apresentações musicais de Josildo Sá e da Família Salustiano completaram a noite.
Programação

INTEGRAÇÃO – “Parlamento deverá estar cada vez mais conectado aos sentimentos e demandas da nossa sociedade”, avalia Eriberto Medeiros. Foto: Ney Xavier
No decorrer desta quinta (10), a Conferência da Unale terá uma série de painéis e mesas redondas direcionados a parlamentares e servidores. Os colóquios vão abordar capacitação para mandatos parlamentares, perspectivas políticas e econômicas, comunicação de alto impacto e ampliação do espaço constitucional do Legislativo Estadual. Temas como imigração, economia criativa, futuro tecnológico e cidades inteligentes também estão na pauta do evento.
Confira a programação da 25ª Conferência da Unale
Um dos destaques do dia será o painel que reunirá os governadores eleitos Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO) e Raquel Lyra (PE). Eles vão debater, a partir das 16h30, os cenários para os próximos quatro anos no que diz respeito à gestão pública nos estados.
O encerramento ocorrerá na sexta (11), com uma abordagem sobre o orçamento no Espaço Fala Deputado, a cargo do diretor de Finanças do Ministério da Economia, Marco Antônio Alves. Na sequência, haverá a premiação Assembleia Cidadã e a Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova diretoria executiva da entidade.