Aluísio Lessa lamenta morte do advogado Ivan Rodrigues

Em 06/04/2022 - 15:04
-A A+

HISTÓRICO – Deputado destacou participação nos governos de Miguel Arraes e trajetória em defesa da democracia. Foto: Roberto Soares

Ivan Rodrigues, falecido nessa terça (5), aos 94 anos, recebeu homenagens na Reunião Plenária da Alepe desta quarta (6). A iniciativa partiu do deputado Aluísio Lessa (PSB), que destacou a participação do advogado nos governos de Miguel Arraes e a trajetória dele em defesa da democracia. A pedido do parlamentar, a Casa fez um minuto de silêncio em memória do político.

Natural de Garanhuns (Agreste Meridional), Rodrigues foi presidente da Companhia de Industrialização de Leite de Pernambuco (Cilpe) no primeiro Governo Arraes (1963-1964). Quando o então governador foi deposto pelo Golpe Militar, ele estava dentro do Palácio do Campo das Princesas e também foi preso.

Após participar da resistência à ditadura, coordenou a campanha de Arraes, em 1986. No segundo governo do socialista (1987-1990), conforme lembrou Lessa, conduziu o programa de eletrificação rural que inspiraria o Luz para Todos, implantado durante o Governo Lula.

“Ivan Rodrigues foi um respeitado defensor da democracia e militante da boa política em Pernambuco. Além disso, foi um grande e fiel amigo de Arraes e de seu neto, o ex-governador Eduardo Campos”, expressou o parlamentar.

Lessa também destacou virtudes de Rodrigues como serenidade, equilíbrio e coerência, além da disponibilidade para orientar aqueles que o buscavam para se aconselhar. “Não alcançou riqueza, não colecionou comendas e não guardava rancores de ninguém. Nunca arredou pé de suas convicções e era respeitado até pelos adversários”, prosseguiu.

Em aparte, o deputado João Paulo (PCdoB) lamentou a perda do político, a quem qualificou como “um homem de luta que nunca se perdeu na trajetória política e socialista”. Para Romário Dias (PSD), Ivan Rodrigues detinha grande conhecimento e capacidade de trabalho, tendo sido “uma das pérolas da política de Pernambuco”. “Se pudéssemos consignar Ivan numa palavra, diríamos que ele era, acima de tudo, um democrata”, emendou Isaltino Nascimento (PSB).

Presidindo a sessão, o deputado Doriel Barros (PT) expressou os sentimentos à família em nome da Casa. “Ivan Rodrigues foi um grande democrata, que contribuiu muito para Pernambuco”, resumiu.