Teresa Leitão pede investigação sobre suposto favorecimento político no MEC

Em 22/03/2022 - 16:03
-A A+

CONSTITUIÇÃO – “Leis devem ser cumpridas por todos, principalmente pelos governantes.” Foto: Nando Chiappetta

Repercutiu na Alepe, nesta terça (22), áudio em que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirma favorecer politicamente prefeituras indicadas por dois pastores próximos ao presidente Jair Bolsonaro. Em discurso no Pequeno Expediente, a deputada Teresa Leitão (PT) considerou que os diálogos afrontam os princípios constitucionais do Estado laico e da probidade na Administração Pública.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura estariam, desde janeiro de 2021, negociando com prefeituras a liberação de recursos federais para obras de creches, escolas e quadras ou para compra de equipamentos de tecnologia. Em troca, as gestões municipais facilitariam a construção de igrejas.

“Cabe ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal adotar providências para provar ao País que temos leis e elas devem ser cumpridas por todos, principalmente pelos governantes”, cobrou a petista. “São agenciadores de verbas públicas que parecem atuar com a ordem do presidente e a complacência criminosa do ministro.”