
ECONOMIA – Para o deputado, decisão contribui para geração de renda e fortalecimento do turismo em Pernambuco. Foto: Roberto Soares
O deputado João Paulo Costa (Avante) elogiou, em discurso na Reunião Plenária desta quarta (9), a liberação de eventos com até três mil pessoas em Pernambuco. Na opinião do parlamentar, a decisão do Governo do Estado contribui para o aquecimento da economia, gerando renda para famílias que dependem do setor e atraindo turistas.
Costa avalia que, com o aumento da vacinação e a redução da taxa de ocupação de leitos de UTI, o segmento do turismo vem se mostrando uma das áreas de maior contribuição para a retomada econômica. “Para se ter ideia, a Condepe/Fidem (Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa) apontou um crescimento de 4,2% do nosso PIB em 2021, e 48% desse avanço deveu-se à circulação de turistas”, informou.
Neste sentido, o parlamentar acredita ser essencial autorizar a realização dos eventos privados. “Desde o início do ano, tenho defendido a volta das festas. Além de movimentar o Estado, o setor emprega diretamente inúmeras pessoas, entre produtores culturais, músicos, seguranças e outros. Contribui, ainda, com o sustento de famílias que comercializam itens do lado de fora dos eventos.”
Interior
Ao final do discurso, o deputado do Avante fez um relato sobre visitas ao Interior de Pernambuco. Costa disse ter ido ao Sertão do Pajeú, no último fim de semana, quando foram entregues poços artesianos para moradores de Afogados da Ingazeira e Itapetim. “Já na próxima semana, estarei em Agrestina (Agreste Central) para acompanhar a assinatura de um convênio para o calçamento de ruas. Ver a alegria nos rostos dos pernambucanos, com a chegada dessas ações, é o que nos motiva a continuar”, concluiu.