
QUÓRUM – Requerimento dele foi rejeitado na Ordem do Dia desta terça. Foto: Nando Chiappetta
Em pronunciamento na Reunião Plenária desta terça (30), o deputado Antonio Fernando (PSC) pediu o apoio dos colegas ao Requerimento nº 3638/2021, de autoria dele. O documento propunha a criação de uma Frente Parlamentar a fim de buscar alternativas para diminuir os efeitos dos aumentos dos combustíveis para a população. Entretanto, o texto foi rejeitado na Ordem do Dia desta tarde, por não atingir o número mínimo de votantes presentes (quórum).
O deputado voltou a compartilhar dados relativos aos reajustes no preço dos combustíveis pela Petrobras em 2021. “Desde o começo do ano, foram três altas no diesel, chegando a um aumento de 65% nas refinarias, e outros 15% na gasolina, cujo valor subiu cerca de 70%”, resumiu. “Hoje, o litro de gasolina custa mais de um dólar no Brasil, o que tem impacto na inflação e na renda das famílias.”
Antonio Fernando reforçou a importância do assunto, ressalvando que, apesar de ser de competência exclusiva da União, mereceria debate também por parte das casas legislativas estaduais. “A atual escalada de preços é tão assombrosa e de dimensões históricas no País, que nós, deputados estaduais, não podemos ficar omissos”, argumentou. “A discussão precisa envolver toda a classe política.”