José Queiroz congratula secretário Pedro Eurico por livro sobre Dom Helder

Em 24/11/2021 - 14:11
-A A+

MEMÓRIA – “Os valores defendidos e os problemas combatidos por ele continuam presentes na sociedade atual.” Foto: Nando Chiappetta

O deputado José Queiroz (PTD) usou o discurso no Pequeno Expediente desta quarta (24) para fazer um Voto de Congratulações ao secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico de Barros e Silva. O gestor estadual acaba de lançar o livro Dom que vive em nós: Helder Camara e a Igreja no meio do povo

Citando passagens da obra, o parlamentar elogiou o conteúdo e as estratégias narrativas. “O caminho do testemunho foi o escolhido pelo autor para lembrar fatos marcantes da vida do ex-arcebispo de Olinda e Recife, em uma conversa sem roteiro com pessoas que, assim como Pedro Eurico, conviveram longamente com o Dom”, explicou. “Os valores defendidos e os problemas combatidos por ele continuam presentes na sociedade atual.”

Queiroz comentou a biografia do autor, advogado de 61 anos que, por seis vezes, foi deputado estadual, chegando a presidir a Alepe entre 1995 e 1996. Também foi vereador e secretário de Estado. “Militou na Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese, defendendo moradores de ocupações no Recife e na Região Metropolitana. Na ditadura, protegia presos políticos e denunciava torturas e perseguições”, contou. 

“No Governo Arraes, foi secretário de Habitação e criou o Programa Chão e Teto, que promoveu a construção de 20 mil casas populares”, continuou o pedetista. “O Voto é pela vida da figura memorável e histórica que foi Dom Helder, mas também pelo nosso ex-colega de Casa, de personalidade controversa, mas afável, companheiro de todos, bom amigo e de trato fácil. A obra entrará para os anais da literatura pernambucana.”