
COOPERAÇÃO – “É a conquista de um povo que está usando máscara, se vacinando e valorizando o SUS.” Foto: Evane Manço
O desempenho da Prefeitura do Recife no combate à Covid-19 foi elogiado pela deputada Laura Gomes (PSB), no Pequeno Expediente da Reunião Plenária desta quinta (7). Ela ressaltou que o número de mortes pela doença chegou a zero nos últimos dias, além de comentar o lançamento de um programa de alfabetização na Capital.
Não foram registrados óbitos por Covid-19 na cidade, nos dias 3 e 4 de outubro. Para a socialista, a cooperação entre as gestões municipal e estadual, bem como a conscientização da população, é responsável pelo resultado. “É a conquista de um povo que está usando máscara, se vacinando e valorizando o SUS”, acredita.
O município chegou a anunciar a marca de três dias sem mortes. No entanto, a Secretaria de Saúde do Recife corrigiu a informação, alertando que houve um caso confirmado no último dia 5.
Alfabetização
Laura Gomes também celebrou o lançamento do Programa Primeiras Letras, criado pela Prefeitura do Recife para reforçar a alfabetização de crianças de até 7 anos de idade. “A iniciativa vai impactar 34 mil estudantes e 255 unidades de ensino para garantir que esses meninos e meninas aprendam a ler e escrever no tempo certo”, observou.
A ação prevê incentivos financeiros para escolas que se destacarem ou estiverem enfrentando dificuldades na questão. “As dez instituições com os resultados mais modestos receberão recursos e irão trabalhar em conjunto com as que tiverem melhor desempenho”, explicou a deputada.
Protestos
Por fim, a socialista abordou as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro, realizadas no último dia 2. “O Brasil foi às ruas porque não aguenta mais esse desgoverno, sem rumo em todos os aspectos”, declarou. Para ela, os recuos do chefe da nação após os atos de 7 de setembro “não o isentam dos crimes de responsabilidade cometidos”. “‘Genocida é um termo que o povo não entende. Precisamos chamá-lo de ‘assassino’ mesmo”, disse.