
WHATSAPP – Empenhado em divulgar atuação parlamentar, Romero Albuquerque anunciou a criação de um canal direto com os cidadãos. “Conteúdo privilegia fatos e iniciativas da Assembleia”, disse. Foto: Giovanni Costa
Além de cumprir a agenda de atividades legislativas, a Comissão de Assuntos Internacionais da Alepe trabalhou para promover intercâmbios consulares e apoiar viajantes e migrantes. No primeiro semestre deste ano, o colegiado divulgou e participou de eventos internacionais virtuais, como palestras, cursos e webinars. Também intermediou demandas de pernambucanos que buscavam repatriação (retorno voluntário ao País) ou desejavam viajar para fora do Brasil.
O grupo parlamentar manteve interlocução constante com os gabinetes de crise, criados em decorrência da pandemia do novo coronavírus, no Ministério das Relações Exteriores e no Governo do Estado. Ainda esteve em contato permanente com consulados e embaixadas e marcou presença em comemorações de datas nacionais cívicas de países amigos, a exemplo da independência dos Estados Unidos da América (EUA) e da Grécia.
Cabe à Comissão, ainda, acompanhar o Projeto Casa de Pernambuco, na cidade do Porto, em Portugal. O local será um ponto de divulgação da cultura, ciência, tecnologia e sustentabilidade, procurando, ainda, impulsionar parcerias econômicas entre o Estado e aquele País. O espaço, que é fruto de parceria entre Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife e comunidade portuguesa, já está pronto, aguardando apenas definições operacionais.
Empenhado na divulgação da atuação parlamentar, o presidente do colegiado, deputado Romero Albuquerque (PP), anunciou a criação de um canal direto de comunicação com os cidadãos. Por meio do aplicativo Whatsapp, o grupo coleta demandas, estimula ações solidárias e informa eventos e notícias. “Montamos uma lista de transmissão e enviamos mensagens às pessoas cadastradas. O conteúdo privilegia fatos e iniciativas da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado”, explicou.
Discussões
A escolha dos indicados ao Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco também é responsabilidade da Comissão de Assuntos Internacionais, desde 2017. Instituída pela Resolução nº 1.434/2017, a iniciativa reconhece e estimula boas práticas de outras nações que beneficiam o Estado ou estreitam os laços entre Poder Legislativo e entes consulares. O comitê de avaliação para o biênio 2021-2022 definiu o Reino Unido e a República de Malta como homenageados neste ano. A Reunião Solene para a entrega da honraria ainda não foi marcada.
Ao longo do semestre, foram realizadas quatro reuniões virtuais para apreciação de proposições. Das sete matérias recebidas para análise, três foram acatadas pelo grupo, entre as quais o Projeto de Lei nº 1707/2020, do deputado José Queiroz (PDT). O texto dispõe sobre objetivos, princípios, diretrizes e ações prioritárias a serem observadas na elaboração das políticas públicas voltadas à população migrante no Estado.
O grupo parlamentar já definiu cronograma até o fim deste ano. Formar parceria com o Comitê Interinstitucional de Apoio aos Migrantes em Pernambuco, visitar e receber cônsules creditados no Recife e alinhar-se com a agenda internacional do Governo do Estado são algumas das atividades previstas para o período.