
MATA SUL – “Cumpriu missão também como agente de transformação social, levantando discussões importantes para a comunidade.” Foto: Roberta Guimarães
Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (6), o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) homenageou Dom Henrique Soares da Costa, bispo da Diocese de Palmares (Mata Sul), que faleceu no último mês de julho, vítima da Covid-19. O parlamentar lamentou a morte precoce do líder religioso, aos 57 anos, e exaltou a trajetória pessoal do sacerdote.
“A partida de Dom Henrique deixou um luto que não é apenas meu ou da Igreja Católica, mas de todos os que puderam conviver com esse ser humano solidário às causas da população da Mata Sul”, registrou Magalhães, destacando a luta em defesa da recuperação das barragens da localidade e contrária à derrubada de casas para a passagem da Ferrovia Transnordestina na região. “Também cumpriu a missão como agente de transformação social, levantando discussões importantes para a comunidade”, pontuou.
O trabalho evangelizador do bispo, desenvolvido junto à comunidade de Palmares e expandido ao mundo por meio das redes sociais, ainda foi ressaltado pelo deputado. “Por meio da internet, tocou o coração das pessoas no Brasil e no mundo”, afirmou, enfatizando a mobilização que vem sendo feita nas redes sociais em defesa da dispensa dos cinco anos exigidos pela Igreja Católica para a entrada do processo de beatificação.
Clodoaldo Magalhães lembrou, por fim, a homenagem que a Assembleia concedeu em vida a Dom Henrique, que recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco em 2015. O parlamentar do PSB foi o autor do requerimento. “Em pouquíssimo tempo, não só o povo da Mata Sul, como de todo o Estado, percebeu que estava diante de um homem apaixonado pelos ensinamentos de Jesus. Foi uma cidadania que ele honrou até o fim da vida”, observou.
Os deputados Isaltino Nascimento (PSB), João Paulo (PCdoB) e Romário Dias (PSD) também elogiaram a história de Dom Henrique. “O bispo de Palmares tinha um bom diálogo não apenas com seus fiéis, mas com os seguidores de todas as religiões. De fato, é uma grande perda para todos nós”, resumiu Nascimento. José Queiroz (PDT), por sua vez, estendeu a homenagem a todas as vítimas da Covid-19 registradas em Pernambuco até o momento.