A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) poderá ser obrigada a disponibilizar agendamento remoto para doação de sangue, durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. A determinação está prevista no Projeto de Lei (PL) nº 1166/2020, que será discutido nesta quarta (17) pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe. O colegiado se reunirá a partir das 11h30.
De acordo com a matéria, proposta pelo deputado Clodoaldo Magalhães (PSB), o agendamento poderá ser feito por telefone ou pela internet e contemplará, praticamente, todas as etapas de cadastramento e inserção de informações, incluindo a escolha do local mais próximo da residência do solicitante para a realização do procedimento.
O autor afirma que a iniciativa foi pensada com os objetivos de evitar a aglomeração de pessoas nas filas de doação e de conferir maior proteção à saúde dos usuários e profissionais do Hemope. “Por fim, contribui para aumentar os estoques do banco de sangue, tão necessários no atual e delicado momento vivenciado pela saúde pública de Pernambuco e do Brasil”, conclui Magalhães, na justificativa do PL.
Na Comissão de Ciência e Tecnologia, que é presidida pela deputada Fabíola Cabral (PP), o projeto será relatado pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB). Confira o horário de todas as comissões parlamentares que irão se reunir nesta quarta:
8h30 – Comissão de Administração Pública
10h30 – Comissão de Finanças
11h30 – Comissão de Ciência e Tecnologia
14h – Comissão de Negócios Municipais
16h – Comissão de Saúde
16h30 – Comissão de Educação