Alepe homenageia Carlos Gueiros em solenidade marcada pela emoção

Em 17/12/2019
-A A+

Parlamentares, ex-parlamentares, amigos, parentes, funcionários da Câmara Municipal do Recife e algumas lideranças comunitárias participaram, nesta terça, no Auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa, de uma solenidade em homenagem ao ex-vereador recifense Carlos Gueiros. O político faleceu no dia 24 de novembro, aos 78 anos, após complicações cardíacas resultantes de insuficiência da válvula mitral. A reunião foi marcada por lembranças da trajetória de Gueiros na política – exerceu  sete mandatos consecutivos de vereador -, de registros sobre características de sua personalidade e atuação, como a firmeza de posições e o profundo conhecimento do Regimento da Casa, e, em vários momentos, por forte emoção dos presentes, com alguns não conseguindo evitar o choro.

Com formação em contabilidade e administração de empresas, Carlos Gueiros, que também era empresário e foi secretário municipal de Habitação, foi lembrado ainda pelo “zelo” com que tratava de questões relacionadas ao Orçamento e a Finanças. A Comissão Permanente da Câmara ligada a esses temas foi presidida durante muito tempo por ele. A atitude de ter sempre disposição para ensinar aos novos vereadores os trâmites legislativos da Câmara do Recife, a vida cristã e o amor à família também foram registrados no encontro. Deixou a esposa, Magaly Monteiro Gueiros, três filhos e sete netos, quase todos presentes à solenidade.

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, que conviveu com Carlos Gueiros na Câmara e foi o autor da proposta de homenagem na Alepe, destacou que ele foi um árduo defensor do Poder Legislativo: “No período que ele ficou como vereador, ele mostrou ser um municipalista, um defensor da Casa, ele era um defensor do Poder. Era o primeiro que chegava e o último que saía. Os projetos do Executivo quando chegavam à Casa, ele era o primeiro a pegar, o primeiro a ler, o primeiro a esmiuçar tudo. Então, ele era um vereador que realmente cuidava do mandato, que honrava a todos os recifenses”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques, do PSB, agradeceu a homenagem póstuma ao ex-vereador e disse que Carlos Gueiros marcou a história do Legislativo municipal e que, por isso mesmo, será sempre lembrado. Em nome da família, o empresário Carlos Alberto Gueiros Júnior, um dos três filhos do ex-vereador, falou durante a solenidade. Para ele, a homenagem foi uma prova do reconhecimento da atuação do pai em favor do Recife. “É uma satisfação muito grande porque é um reconhecimento. Afinal de contas, 27 anos de vida pública honrada, com muita dedicação à cidade do Recife, fazendo sempre a política voltada ao povo do Recife, aos anseios. Isso nos deixa, assim, satisfeitos e honrados  pelo reconhecimento”.

A solenidade foi presidida pela deputada Priscila Krause, do Democratas, que conviveu com Gueiros na Câmara e, emocionada, chegou a chorar ao lembrar a convivência com o ex-parlamentar. Priscila disse ter aprendido com Gueiros a gostar e valorizar assuntos tidos como chatos num Legislativo, como Regimento e Orçamento. “Ele era muito determinado, organizado, e tinha a exata importância de um Regimento Interno, porque são as regras que regem o comportamento do parlamentar. Ele tinha a total noção do que significava um Orçamento público, do que era um pacto político entre a gestão e a população”.

Ao final da reunião, uma placa em homenagem ao ex-vereador foi entregue aos familiares. Também participaram da homenagem os vereadores do Recife Gilberto Alves e Chico Kiko e o coronel, ex-vereador e ex-deputado José Alves.