Dia do Contador é comemorado em Reunião Solene na Assembleia Legislativa

Em 24/09/2019 - 21:09
-A A+
Reunião Solene em comemoração ao Dia do Contador

CERIMÔNIA – Homenagem à categoria foi proposta pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros. Foto: Jarbas Araújo

A Assembleia realizou, nesta terça (24), uma Reunião Solene para comemorar o Dia Nacional do Contador, celebrado em 22 de setembro. A homenagem, proposta pelo presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), contou com a presença de profissionais de contabilidade e membros de entidades que representam a categoria.

Antes de a profissão de contador existir formalmente, quem fazia o controle econômico, financeiro e patrimonial das empresas era o profissional conhecido como guarda-livros. Em 22 de setembro de 1945, o então presidente Getúlio Vargas regulamentou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Até aquela ocasião, só havia no Brasil cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade. Por isso, a data enaltece esse profissional. Em 1946, o Decreto-Lei nº 9.295 instituiu o Conselho Regional de Contabilidade. A norma definiu a estrutura organizacional da entidade e foi um importante avanço para a valorização da profissão.

“Nenhuma empresa pode dispensar a atuação do contador, cabendo a esse profissional lidar com a área financeira, econômica e patrimonial da corporação”, afirmou Medeiros. O parlamentar também destacou que o Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco vem atuando com eficiência em sua função de registrar, fiscalizar e zelar pela profissão contábil.

“O Conselho recebe a homenagem da Alepe, numa demonstração de reconhecimento por anos de serviço e dedicação à economia e ao desenvolvimento do Estado e pelos 15.482 profissionais registrados”, exaltou o deputado.

A entidade é presidida, desde 2016, por José Gonçalves Campos Filho. Ele recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e, no discurso de agradecimento, ressaltou a importância da iniciativa do Legislativo. “Esta solenidade é um reconhecimento da Alepe à contribuição da contabilidade para o desenvolvimento do Estado”, frisou.