
APELO – “É preciso que a vítima de violência saiba que será atendida por uma profissional que tenha sensibilidade com a dor que ela está sentindo.” Foto: Roberto Soares
A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) anunciou, na Reunião Plenária desta terça (24), ter encaminhado Indicação ao Governo pedindo que cada delegacia do Estado passe a contar com, pelo menos, uma policial no atendimento ao público. O foco da sugestão é a assistência às mulheres vítimas de violência em municípios onde não há Delegacia da Mulher.
O pedido foi feito, também, para a Secretaria de Defesa Social (SDS). Na avaliação da parlamentar, a mudança vai encorajar as mulheres a denunciarem seus agressores. Ela defendeu que as policiais sejam capacitadas para casos relacionados à Lei Maria da Penha antes de serem alocadas nessas delegacias. “É preciso que a vítima de violência saiba que será atendida por uma profissional que tenha sensibilidade com a dor que ela está sentindo”, disse.
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Gleide Ângelo enfatizou, ainda, que a vergonha de relatar um caso de estupro a um homem leva ao aumento da subnotificação desse tipo de crime. “A medida que estamos propondo é factível e visa respeitar a dor da mulher em um momento de grande sofrimento e humilhação”, expressou.
A deputada repercutiu ainda o crime de feminicídio de que foi vítima Samara da Costa Mendes, 18 anos, no último domingo (22), no bairro de Santo Amaro, região central do Recife. A jovem foi morta pelo companheiro, que ateou fogo na casa em que ela estava. “O machismo continua impregnado na nossa sociedade. E a gente precisa urgentemente fazer algo. Temos muito a avançar, e essa luta é também do Legislativo do Estado”, concluiu.