
APOIO – “Nos fizemos presentes ontem, reafirmando nosso total apoio à luta da comunidade LGBT, que vem celebrando o respeito a todas as formas de estar no mundo.” Foto: Roberto Soares
Titular do mandato coletivo Juntas (PSOL), a deputada Jô Cavalcanti destacou, em pronunciamento na Reunião Plenária desta segunda (16), a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco. A manifestação, promovida desde 2002 pelo Fórum LGBT de Pernambuco, foi realizada nesse domingo (15), na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Como ressaltou a parlamentar, o ato é um dos momentos mais importantes para a comunidade LGBT no Estado e, este ano, teve como tema “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar”.
“Nos fizemos presentes ontem, reafirmando nosso total apoio à luta da comunidade LGBT, que vem celebrando o respeito a todas as formas de estar no mundo”, disse. “A parada é sempre um momento para celebrar a alegria, a beleza, a força da resistência dessas pessoas. A vida dessa comunidade não é só feita de dores, mas também de muita luta, com alegria, colorido intenso e muito amor”, resumiu.
A deputada enfatizou que o preconceito contra o segmento leva a assassinatos, estupros “corretivos” contra lésbicas e incide na expectativa de vida de mulheres trans, que é de 35 anos, quase metade da que se refere à população em geral. “Essas pessoas sofrem crimes de ódio, são violentadas e assassinadas porque estão tendo ousadia de ser felizes e de amar quem desejam amar”, afirmou.
Jô frisou, ainda, a participação das militantes LGBT Robeyoncé Lima, Kátia Cunha e Joelma Carla, que integram o mandato. O deputado João Paulo (PCdoB), que também participou da Parada da Diversidade, comentou que o ato reuniu “uma massa muito grande de pessoas que são contra a violência e querem ser felizes”.