
DESTAQUE – Reforço na assistência técnica e na produção agroecológica está entre ações prioritárias, segundo secretário Dilson Peixoto. Foto: Roberto Soares
O reforço na assistência técnica prestada aos trabalhadores rurais e na produção agroecológica está entre as ações destacadas como prioritárias pelo secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto. Ele foi um dos representantes do Governo do Estado a apresentarem programas voltados para o meio rural na reunião da Comissão de Agricultura desta quarta (26).
O gestor elencou projetos que estão sendo executados para agilizar a implantação da estrutura hídrica do Semiárido. “Vamos instalar 68 sistemas de abastecimento de água nas comunidades que moram a cinco quilômetros, de uma margem e de outra, dos dois canais do Rio São Francisco. Pretendemos, ainda neste segundo semestre, iniciar essas obras e a implantação de dessalinizadores”, anunciou Peixoto. O secretário também informou que as feiras da agricultura familiar devem chegar ao Interior a partir do ano que vem.
Por sua vez, o diretor-presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto Lima, disse que a instituição tem se voltado mais para a orientação dos pequenos produtores do que para a aplicação de penalidades. “Um exemplo é a certificação das queijarias artesanais, que tem permitido a venda direta do produto pelo dobro do preço antes pago por atravessadores”, destacou. Já no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a produção de sementes deve tornar o Estado autossustentável, segundo o presidente do órgão, Odacy Amorim.

AGRICULTURA – Presidente do colegiado, Doriel Barros comemorou compromisso do Estado com a execução das emendas parlamentares para a área. Foto: Roberto Soares
Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Doriel Barros (PT) comemorou o compromisso firmado pelo secretário Dilson Peixoto de executar todas as emendas parlamentares destinadas para agricultura e segurança hídrica. “Isso reforça e valoriza ainda mais os deputados, que sabem contar com o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de trabalhar para tornar a emenda exequível, chegando às pessoas que estão na ponta, nas comunidades”, observou o parlamentar.
A presença dos representantes do Governo encerrou o ciclo de escutas promovido pelo colegiado de Agricultura para nortear as ações que serão propostas a partir de agosto. Também participaram da reunião o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Maciel, e o presidente do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia.