Comissão de Meio Ambiente realiza travessia pelo Rio Capibaribe

Em 22/03/2019 - 15:03
-A A+
Comissão de Meio Ambiente

INICIATIVA – Deputados Wanderson Florêncio e Sivaldo Albino participaram de passeio que marcou encerramento de comemorações pelo Dia Mundial da Água. Foto: Sabrina Nóbrega

Na manhã desta sexta (22), parlamentares da Comissão de Meio Ambiente, ativistas, pescadores e estudantes participaram de uma travessia pelo Rio Capibaribe, no Recife. A iniciativa, promovida pelo colegiado em parceria com a ONG Recapibaribe, ocorreu na data em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março). A iniciativa marcou o encerramento das atividades realizadas pela Comissão, durante toda a semana, com o objetivo de chamar atenção das pessoas sobre o uso consciente do recurso natural.

A bordo de barcos de pescadores voluntários, alunos e professores da Escola Municipal Elizabeth Sales Coutinho Barros, representantes da ONG e os deputados Wanderson Florêncio (PSC) e Sivaldo Albino (PSB) puderam observar o acúmulo de lixo nas margens e nas águas do Capibaribe, a poluição causada por esgotos irregulares e a situação precária dos moradores de palafitas. A travessia, que começou na sede da Recapibaribe, em Casa Forte, terminou na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, em frente à Assembleia Legislativa.

De acordo com a fundadora e coordenadora da ONG que atua nas áreas de preservação e educação ambiental, Socorro Cantanhede, o objetivo é alertar os gestores públicos para a necessidade de cuidar melhor do rio. “Hoje a gente está encerrando a ação no Dia Mundial da Água, despertando a cidade e os gestores municipais e estaduais para a questão do meio ambiente e, principalmente, para a situação em que se encontra o Capibaribe, que corta todo o município. O rio pernambucano nasce em Poção e passa por 42 cidades até chegar ao Oceano Atlântico.”

Para a estudante Miliane Araújo, de 11 anos, a poluição pode ser reduzida desde que as pessoas se mobilizem para isso. “Eu acredito que a água poderia ser mais clara, poderia ser mais limpa, e só depende de nós mesmos. Precisamos comunicar isso a todo o mundo.”

Comissão de Meio Ambiente

PROBLEMAS – Lixo e poluição causada por esgotos irregulares foram observados ao longo do percurso. Foto: Sabrina Nóbrega

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Wanderson Florêncio, a iniciativa simboliza o encontro dos parlamentares com a população. “Esse é o trabalho do Legislativo. Atuamos durante toda a semana com o objetivo de debater os problemas e procurar soluções para melhor preservar o ambiente em que vivemos. Finalizamos com a Assembleia saindo da Casa, do Palácio Joaquim Nabuco, e indo ao encontro das pessoas.” A programação, realizada pelo colegiado, também contou com exposição fotográfica, palestra educativa e audiência pública sobre o acesso à água e a situação das barragens em Pernambuco.