Educação inclusiva foi o tema do pronunciamento que abriu a Reunião Plenária dessa quinta. O deputado Professor Paula Dutra, do PSB, defendeu a implantação de curso técnico em Libras nos municípios de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e Garanhuns, no Agreste Central. “Acredito que a interiorização desse curso trará grandes benefícios, como o combate à exclusão das pessoas com deficiência, evitando a marginalidade, a diminuição do preconceito e da discriminação principalmente pelas pessoas surdas, em diferentes setores da sociedade, a viabilização da expansão do projeto de comunicação principalmente no que se refere à eficácia das políticas públicas de educação e inclusão”.
Rogério Leão, do PR, fez um apelo a Secretaria de Infraestrutura e ao DER para recuperação das rodovias PE 430 e PE 435, em São José do Belmonte, no Sertão Central. Já Aglailson Victor, do PSB, pediu recapeamento de vias em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul.
O aumento das notificações de feminicídio e a luta das mulheres pela igualdade foram destacados pela deputada Fabíola Cabral, do PP. Ela elogiou iniciativas como as campanhas Silêncio não Protege e Semana Justiça pela Paz em Casa, do Poder Judiciário. Também comemorou avanços como o aumento do número de deputadas pernambucanas no Parlamento Estadual “Estamos aqui para combater o assédio sexual, o respeito ao corpo da mulher e à sua liberdade. Essa é uma luta nossa. Quando eu digo nossa, eu não me refiro de maneira restrita às mulheres, mas aos senhores e a toda a nossa sociedade. Avançar nessas questões é fazer nossa nação progredir”.
Pastor Cleiton Collins, do PP, registrou a celebração dos 50 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil. Ele esclareceu que as comunidades não funcionam como clínicas, e defendeu a importância do marco regulatório das instituições de apoio à recuperação de usuários de drogas. O parlamentar também parabenizou a Assembleia de Deus do Cabo de Santo Agostinho pelos 50 anos de atividades.
Alberto Feitosa, do Solidariedade, anunciou que vai propor um projeto de lei para engajar os municípios na prevenção e enfrentamento da violência no ambiente escolar. Ele pediu medidas do Poder Público e da sociedade para evitar tragédias como o massacre da escola de Suzano, em São Paulo, na última quarta.
Lucas Ramos, do PSB, defendeu mais participação do Legislativo Estadual no planejamento das ações do Poder Executivo. “Na última semana, foi realizada uma agenda no Sertão do Araripe e no Sertão do São Francisco, em municípios onde temos base eleitoral. E lamentei, porque, de fato, o que aconteceu, é que nós não participamos da articulação política, os prefeitos dos municípios não participaram da articulação política, fomos apenas comunicados da presença do secretário, do presidente, para a realização de uma agenda institucional”.
A reunião de governadores para assinatura do Consórcio do Nordeste foi classificada pelo deputado Isaltino Nascimento, do PSB, como um marco histórico da articulação política da região. O termo, assinado nessa quinta, no Maranhão, permite realizar o compartilhamento de compras pelos gestores.
Medidas para conter o roubo de cargas de combustíveis foram reivindicadas por Antônio Moraes, do PP. Como exemplo, o parlamentar citou o caso de uma carreta de 30 mil litros roubada nessa quarta, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, e que foi flagrada abastecendo um posto localizado em Glória do Goitá, na Mata Norte. “Nós temos uma lei nesta Casa, e aí é um apelo que eu quero fazer à Secretaria da Fazenda, que essa lei determina que todo posto que for pego comprando produto roubado ou adulterando produtos, sendo comprovado, durante três anos, naquele local, não se pode mais exercer a atividade de posto.” Ele disse que a falta de rigor na aplicação da lei estimula a prática do crime.
COMO CHEGAR