Fundador da troça Ceroula de Olinda é homenageado na Assembleia Legislativa

Em 13/02/2019 - 21:02
-A A+
02-13-solene-ha-80

MEMÓRIA – Falecido em dezembro passado, Antônio Aurélio Sales (Cabela) tornou-se um dos personagens mais representativos da folia olindense. Cerimônia contou com presença de autoridades como a vice-governadora Luciana Santos. Foto: Heluizio Almeida

Um dos fundadores da troça carnavalesca Ceroula de Olinda, Antônio Aurélio Sales – conhecido como Cabela – foi homenageado in memoriam em Reunião Solene nesta quarta (13). Fundada em 1962, a agremiação promove um dos mais famosos cortejos do Carnaval pernambucano, o que fez de Cabela um personagem representativo da folia olindense.

O carnavalesco faleceu no dia 14 de dezembro do ano passado, aos 79 anos, em decorrência de problemas pulmonares e cardíacos. Marcos (filho) e Aubiergio Sales (sobrinho) representaram a família na cerimônia. Uma camisa e um quadro com a imagem de Cabela foram entregues aos familiares. “Ainda estamos de luto, porque faz muito pouco tempo que o perdemos. Ele era alegria e festa, e isso tem que continuar”, declarou Aubiergio.

Na reunião, também foi relembrada a história da Ceroula de Olinda, contada por um ex-diretor da troça, Jairo Cabral. Segundo ele, Antônio Aurélio Sales e outros quatros foliões decidiram formar o próprio grupo para rivalizar com a agremiação O Pijama, que era a maior de Olinda na década de 1960. Com a irreverência própria do Carnaval, resolveram batizar a nova troça em referência a outra roupa íntima.

O grupo rival deixou de existir, mas a Ceroula continua até hoje. “Cabela foi importante pelo carisma que tinha e pela capacidade de solucionar problemas, superar impasses e aglutinar pessoas em torno da troça”, considerou Cabral.

Isaltino Nascimento (PSB), parlamentar que propôs a homenagem, observou que a tradição da Ceroula é tão grande que “o hino da troça é tocado por todas as orquestras carnavalescas de Pernambuco”. Tony Gel (MDB), que presidiu a cerimônia, pontuou que “é papel institucional do Poder Legislativo enaltecer as manifestações populares de nosso Estado, pois é isso que constitui o nosso sentimento de pernambucanidade”. A solenidade contou com a presença de autoridades como a vice-governadora Luciana Santos.