Rodrigo Novaes destaca ações do mandato e apresenta sugestões para próxima legislatura

Em 19/12/2018 - 18:12
-A A+
PROPOSTA - “É preciso levar o Poder Legislativo para dentro da comunidade”, defendeu. Foto: Roberto Soares

PROPOSTA – “É preciso levar o Poder Legislativo para dentro da comunidade”, defendeu. Foto: Roberto Soares

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) prestou contas, na Reunião Plenária desta quarta (19), dos projetos e atividades que realizou por meio do mandato parlamentar no ano de 2018. No pronunciamento, ele aproveitou para propor uma maior aproximação do Poder Legislativo com a sociedade.

Entre os destaques, Novaes citou a aprovação dos códigos de Procedimentos Processuais (já sancionado) e de Defesa do Consumidor, acatado em Redação Final nesta tarde. As iniciativas são pioneiras no País. Ressaltou, ainda, a sanção da Lei Estadual Anticorrupção, que entrou em vigor em janeiro.

O parlamentar abordou, também, a criação de uma Comissão Especial para elaborar o plano hídrico do Semiárido, que deve retomar os trabalhos em 2019. E agradeceu aos eleitores pela oportunidade de estar presente na próxima legislatura. Na ocasião, fez um registro sobre a morte do então presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, em julho.

O deputado do PSD elogiou a condução da Casa pelo atual presidente, Eriberto Medeiros (PP), e fez sugestões para a gestão. Entre elas, a implementação do Parlamento Jovem, a reformulação e o fortalecimento da Escola do Legislativo, além da implantação da TV Alepe e de um projeto de Assembleia Itinerante para percorrer todas as microrregiões do Estado.

“É preciso levar o Poder Legislativo para dentro da comunidade, dos bairros, das regiões e dos municípios, para que a gente possa qualificar o trabalho realizado nesta Casa”, defendeu.

Em aparte, Romário Dias (PSD) se disse contente em ver jovens como Novaes assumirem espaços políticos. “Parabéns pelo excelente trabalho. Neste ano, Vossa Excelência trouxe para todos nós uma coisa inédita no Brasil que é o Código Estadual de Defesa do Consumidor”, mencionou.

Laura Gomes (PSB), por sua vez, apoiou a iniciativa de aproximar a Alepe dos cidadãos, e o líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), afirmou que o colega apresenta “projetos arrojados” que “emprestam ao Parlamento um nível diferenciado”.

“Nas principais discussões desta Casa, quando Vossa Excelência não foi o autor, participou do debate trazendo as melhores causas e benefícios ao povo de Pernambuco. E sem nunca esquecer a região que representa”, resumiu Joaquim Lira (PSD).