
REVERÊNCIA – Deputados Rodrigo Novaes e Zé Maurício entregaram placa comemorativa a Deodato Alencar (c), filho do homenageado. Foto: Heluizio Almeida
Se vivo fosse, o ex-deputado estadual Suetone Nunes de Alencar Barros teria completado, em setembro passado, 100 anos de existência. O ex-parlamentar, que teve cinco mandatos na Alepe e também foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), recebeu homenagem, in memoriam, em Reunião Solene na noite desta terça (6). A proposição foi do deputado Júlio Cavalcanti (PTB), representado, na ocasião, pelo deputado Zé Maurício (PP).
Suetone Alencar atuou durante 20 anos na Casa de Joaquim Nabuco, ao lado de deputados que marcaram o cenário político estadual, a exemplo de Felipe Coelho, Romão Sampaio, Oswaldo Coelho, Walfrido Siqueira, Inácio de Lemos, Paulo Rangel Moreira, Miguel Arraes, entre outros.
“Nosso homenageado foi um exemplo de político ético no desempenho de seus mandatos nesta Casa. Era um homem dinâmico e competente, autêntico representante do povo sertanejo”, afirmou o deputado Rodrigo Novaes (PSD), que coordenou a cerimônia.
Natural de Salgueiro, no Sertão Central, Alencar nasceu na Fazenda da Pedra, em 3 de setembro de 1918, mas fez sua vida política no município de Araripina (Sertão do Araripe). Ele faleceu no Recife, em novembro de 2015, aos 97 anos, deixando 11 filhos, 23 netos e 13 bisnetos.
Zé Maurício destacou o trabalho de Suetone Alencar na Alepe. “Participou de vários colegiados na Casa, e presidiu um dos mais importantes, a Comissão de Finanças, foi primeiro-secretário e, em 1967, atuou na elaboração da Constituição de Pernambuco”, citou. O parlamentar também lembrou que ele foi presidente, por duas vezes, do TCE.
Representando a família, Deodato Alencar, um dos filhos do homenageado, discursou durante a Reunião Solene. “Nós nos sentimos muito honrados com essa reverência da Assembleia, onde meu pai atuou por 20 anos. É uma satisfação muito grande para a família”, enfatizou, ao agradecer a iniciativa de Júlio Cavalcanti. Deodato recebeu uma placa comemorativa em alusão ao centenário de nascimento de Suetone Alencar.