Laura Gomes registra sete anos de programa que atende usuários de drogas

Em 05/09/2018 - 13:09
-A A+
ANIVERSÁRIO - Com atenção também direcionada aos familiares, ação completou sete anos. Foto: Jarbas Araújo

ANIVERSÁRIO –  Deputada frisou que era secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado quando o programa foi implantado. Foto: Jarbas Araújo

A deputada Laura Gomes (PSB) abordou, na Reunião Plenária desta quarta (5), o programa Atitude, do Governo do Estado, que proporciona atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas. Com atenção também direcionada aos familiares, a ação completou sete anos. No pronunciamento, ela apresentou a reportagem do Jornal do Commercio que traz o resultado de uma pesquisa feita pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod).

Laura frisou que era secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos na gestão do ex-governador Eduardo Campos quando o programa foi implantado. De acordo com ela, a motivação foi a constatação de que a maioria dos crimes violentos estavam relacionados ao uso abusivo e ao tráfico de drogas. A ação foi elaborada sob orientação do teólogo e escritor Leonardo Boff. A deputada do PSB também enfatizou que o programa obteve reconhecimento internacional.

“É um momento muito rico e eu quero dizer do meu orgulho de ter sido a porta-voz dessa semente, com apoio, na época, do governador Eduardo Campos, dos profissionais e da comunidade científica. A pesquisa mostra que 45% dos usuários de drogas atendidos não voltam para o vício”, comentou.

O Atitude também foi mencionado no discurso da deputada Priscila Krause (DEM). “É um dos programas importantes que existem e que precisa passar permanentemente por aprimoramento e aperfeiçoamento. A droga é um mal que a gente tem que enfrentar. Precisamos aprender a conversar com as crianças e com os adolescentes no sentido de prevenir”, avaliou.