Organizadores apresentam programação da Fenearte na Comissão de Desenvolvimento Econômico

Em 26/06/2018 - 19:06
-A A+

EVENTO – A coordenadora da mostra, a primeira-dama Ana Luiza Câmara, informou que a edição deste ano será em homenagem a Mestre Salu. Foto: Alepe

Encontro foi promovido pela a Comissão de Desenvolvimento Econômico recebeu, nesta terça (26), os organizadores da 19ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que apresentaram aos deputados a programação da mostra. Neste ano, o evento irá homenagear o músico, produtor, artesão e professor pernambucano Mestre Salu, morto em 2008.

Esta edição terá um dia a mais que as anteriores, e acontece entre 4 e 15 de julho. São esperados 300 mil visitantes e é  estimada a movimentação de R$ 43 milhões em negócios durante a feira. Entre as novidades anunciadas estão a venda de ingressos pela internet e a oferta de um polo gastronômico – que contará com restaurantes e cervejarias artesanais. Durante a Copa do Mundo, um telão transmitirá os jogos do Brasil no espaço do evento.

“Fazemos questão de colocar nosso patrimônio vivo no palco, para mostrar a pluralidade das nossas expressões e a importância dos nossos artistas para o mundo”, sublinhou a coordenadora da mostra, a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara. Ela pontuou que a feira “honra o legado de Salu, um mestre de muitos mestres”. O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Aluísio Lessa (PSB), se manifestou no mesmo sentido. “Vamos fazer a nossa parte para que a Fenearte supere todas as projeções”, disse.

“Sabemos o que representa esse evento para Pernambuco, para os artesãos e para todo o segmento da cultura”, apontou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PSC). “A Fenearte lembra de um segmento esquecido, da cultura que nasce no berço e não na academia, mas que precisa de incentivo e de divulgação”, afirmou.

Estiveram presentes artistas e representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Alunos da Escola Técnica Estadual Fernando Lyra exibiram o aplicativo para celulares oficial do evento, que foi desenvolvido pelos estudantes. Membros da família de Mestre Salu também compareceram.