
DEBATES – Deputado ressaltou discussão de parlamentares estaduais em prol da remodelação do Pacto Federativo. Foto: Sabrina Nóbrega
Um balanço da 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), ocorrida entre os dias 9 e 11 de maio na cidade de Gramado (RS), foi apresentado pelo deputado Zé Maurício (PP), na Reunião Plenária desta quinta (17). Ele destacou a discussão de parlamentares estaduais de todo o Brasil em prol da remodelação do Pacto Federativo.
“Tivemos no evento um debate com cinco presidenciáveis, e ressalto que todos eles defenderam a reformulação do Pacto Federativo e a necessidade de se realizar uma reforma tributária progressiva, que fortaleça os municípios e incida mais na renda do que no consumo, aliviando os mais pobres”, ressaltou o deputado. Ele também lembrou as discussões sobre a regulamentação da Lei Kandir e o debate sobre fake news e novas regras eleitorais durante o encontro.
Zé Maurício ainda registrou que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) também elegeu uma nova mesa diretora, que será presidida pelo deputado estadual do Rio Grande do Sul Ciro Simoni (PDT-RS). A diretoria da Unale continuará a contar com a participação de deputados pernambucanos, com Diogo Moraes (PSB), que permanece como secretário; Zé Maurício, no Conselho Fiscal; e Eriberto Medeiros (PP), na representação do Conselho Deliberativo.