
TRADIÇÃO – Realizada há 11 anos, ação reúne pessoas que gostam de literatura, poesia e artes. Foto: Jarbas Araújo
Na manhã desta quarta (25), a Alepe realizou mais uma edição do projeto Café com Poesia, com recital de poemas do livro Cancioneiro da Revolução, do médico e escritor Luiz Coutinho. Realizada há 11 anos, a ação reúne pessoas que apreciam literatura, poesia e artes. “O intuito é abrir as portas da Assembleia para que as pessoas possam mostrar trabalhos culturais”, explicou a gerente da Biblioteca da Casa, Sirlênia Araújo, responsável pelo projeto.
O encontro teve como tema “Revolução Pernambucana de 1817: Pernambuco como exemplo para o Brasil”. Luiz Coutinho contou como surgiu a ideia de escrever uma obra de poesias sobre o assunto: “Após assistir uma palestra sobre o evento histórico, me apaixonei. Esse livro é uma forma de homenagear o bicentenário do movimento, celebrado no ano passado”, explica o autor. Houve, ainda, apresentação do cantor e compositor Alysson Islan e palestra do professor de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), George Cabral.
Conferiram o evento alunos das escolas estaduais Joaquim Távora e Creusa Barreto. A escritora Fátima Almeida, que participou do encontro e também recitou poemas, ressaltou a importância da iniciativa. “É um momento em que alunos e convidados podem não apenas conhecer mas também se inspirar nos trabalhos poéticos dos autores”, acredita.