
INICIATIVA – Debate integrou atividades da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que abordou o mesmo tema da edição nacional, “A matemática está em tudo”. Foto: Roberto Soares
Tornar a matemática mais simpática aos estudantes foi o desafio abraçado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática em 2017. Por meio de Grande Expediente Especial, o colegiado realizou palestra e debate aproximando a disciplina de situações do cotidiano, como o cálculo do troco ou dos juros do cartão de crédito. Realizado em outubro, o evento integrou as atividades da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que trabalhou o mesmo tema da edição nacional, “A matemática está em tudo”.
No último resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado em 2015, o Brasil ficou na 66ª posição do ranking mundial em matemática, com a nota 377. O resultado foi inferior ao da edição anterior (389), realizada em 2012. A escolha do tema também foi baseada no fato de que 2017 e 2018 formam o Biênio da Matemática no Brasil, com a realização da Olimpíada Internacional de Matemática e do Congresso Internacional de Matemáticos no País.
Conforme determinado pela Lei Estadual nº 13.176/2006 – que criou o Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco, a partir de iniciativa do ex-deputado estadual João Fernando Coutinho –, a Comissão também prestou homenagens, in memoriam, a três pesquisadores pelas contribuições dadas ao desenvolvimento da ciência no Estado: Nelson Saldanha e Zeferino Rocha, na área de Ciências Humanas, e Suely Galdino, nas Ciências Biológicas.
Ao realizar balanço do seu primeiro ano à frente do colegiado, o deputado Jadeval de Lima (PDT) reiterou a importância do setor para o desenvolvimento do Estado. Atendendo a demanda levada à Comissão, o parlamentar destacou, ainda, o envio, ao Ministério da Ciência e Tecnologia, de solicitação de mais um veículo para viabilização da Caravana dos Notáveis Cientistas.
Ação itinerante do Espaço Ciência, a Caravana ajuda a divulgar e valorizar ideias e descobertas em diversos municípios pernambucanos desde 2012. “É um projeto de suma importância que vem se destacando no Estado, mas que hoje tem alguns veículos danificados”, observou.
Durante o ano passado, 31 proposições foram analisadas pelo grupo parlamentar. Todas receberam pareceres favoráveis.