
HONRARIA – Deputada lembra que a pesquisadora Celina Turchi receberá Título de Cidadã de Pernambuco em solenidade nesta terça (22). Foto: Rinaldo Marques
A concessão do Título de Cidadã de Pernambuco, pela Assembleia Legislativa, à médica goiana Celina Turchi mereceu pronunciamento da deputada Socorro Pimentel (PSL) durante a Reunião Plenária desta segunda (21). A homenageada liderou a equipe de cientistas que relacionou, em 2016, o vírus da Zika à epidemia de microcefalia no Brasil. Por iniciativa da parlamentar, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco recebe a honraria em solenidade na Alepe, nesta terça (22).
“Não posso deixar de enaltecer o papel fundamental da médica Celina Turchi”, sublinhou Socorro Pimentel. “A falta de literatura sobre o vírus tornou a descoberta quase impossível, mas, mesmo com as dificuldades e com a urgência em controlar o contágio, a pesquisadora foi responsável por esse brilhante desenvolvimento”, ressaltou.
A deputada alertou que, apesar da redução recente do número de casos, que somaram 13,8 mil notificações no País e 2,3 mil em Pernambuco, centro da epidemia, ainda é preciso acompanhar as necessidades das crianças e das famílias. “Os sistemas de vigilância precisam estar atentos para identificar o menor sinal de recrudescimento da doença, porque as dúvidas ainda são imensas”, alertou. “Não podemos descansar enquanto o mosquito vetor não for erradicado”, acrescentou a parlamentar.