Centro de conexões de voo da Azul é destaque em Grande Expediente Especial

Em 18/02/2016 - 16:02
-A A+
Grande Expediente Especial.

DEBATE – Iniciativa partiu do deputado Aluísio Lessa. Foto: Rinaldo Marques

Avaliada como uma demonstração de que Pernambuco dá segurança econômica para as empresas, mesmo em meio à crise, a ampliação das atividades da Azul Linhas Aéreas no Estado foi tema de Grande Expediente Especial realizado nesta quinta (18). Solicitado pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), o debate destacou os impactos da instalação, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, do centro de conexões de voo da empresa, previsto para iniciar as operações já na próxima segunda (22).

O protocolo de intenções entre o Poder Executivo e a companhia aérea foi assinado na última terça (16), finalizando o processo para a instalação do centro de conexões da Azul no Estado. A novidade garante a ampliação no número de voos e destinos, contribuindo para o aumento de turistas em Pernambuco. Novos 20 voos estão previstos, o que poderá aumentar também a quantidade de passageiros de 4,5 mil para 6,5 mil por dia, segundo estimativas. Os destinos também serão ampliados de 12 para 24.

No início da solenidade, o presidente Guilherme Uchoa (PDT) ressaltou a importância do crescimento das atividades da Azul em Pernambuco.  Aluísio Lessa, avaliou que “o Estado começou o ano com pé direito”. “Estamos aqui para aplaudir a decisão da empresa e o esforço do Governo do Estado para tornar a medida realidade,” declarou.

Secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras pontuou a atuação parlamentar na implantação do centro de conexões. “Pernambuco se uniu. Essa Casa se mobilizou independentemente de coloração partidária”, avaliou. Também salientou a importância do incremento de voos da companhia em Pernambuco: “Não tem como um Estado voltado para o turismo crescer sem conectividade. Pela primeira vez na história do Nordeste, uma capital terá conexão com as demais capitais da região”. Carreras destacou, ainda, que a instalação do centro de conexão de voos da Azul Linhas Aéreas em Pernambuco contribuirá para estimular a vinda do hub da LaTam, em debate desde o ano passado. “Acredito que isso é um ganho enorme para o setor aéreo do nosso Estado, e ocorre quando o setor e o País estão em crise”, avaliou.

Em meio à polêmica de que o empreendimento da Azul trata-se ou não de um hub, o superintendente da Infraero em Pernambuco, Alexandre Oliveira, disse não ter dúvida: “Não é o maior que temos, mas é um hub sim”. Oliveira também destacou que com o novo centro de conexão a Azul passará a ser a maior empresa em operação no Aeroporto Internacional do Recife. Também participaram do debate representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e da Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham-Brasil).

HOMENAGEM – Durante o Pequeno Expediente, o deputado Waldemar Borges (PSB) saudou a iniciativa da empresa e fez apelo para que se faça homenagem ao comandante Severiano Lins (1902-1939) em alguma das novas aeronaves da companhia. Aviador pernambucano nascido em Palmares, Severiano foi o primeiro comandante da aviação comercial brasileira, na década de 30 do século XX.