Palácio Joaquim Nabuco participa da 9ª Primavera dos Museus

Em 22/09/2015 - 16:09
-A A+
09-22-visita-ao-museu-palacio-joaquim-nabuco-ja-49-de-99

EVENTO – Estudantes universitários e do Ensino Médio fizeram visita guiada à sede do Legislativo estadual. Foto: Jarbas Araújo

A nona edição da Primavera dos Museus, temporada cultural promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve nesta terça (22) sua etapa no Museu Palácio Joaquim Nabuco.  Estudantes universitários e do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer a sede do Poder Legislativo, em visita guiada, e também puderam acompanhar uma palestra e um debate sobre o tema deste ano, “Museus e Memórias Indígenas”. Desde 2010, o patrimônio do Palácio Joaquim Nabuco ganhou o título de Museu, participando das atividades promovidas pelo Ibram.

“A nossa ideia é aproximar alunos e professores do acervo mobiliário e arquitetônico da Casa de Joaquim Nabuco”, apontou a professora da UFPE, Juliana Sampaio, responsável pela visita guiada. Ela explicou vários pontos da história do Poder Legislativo de Pernambuco para os alunos da Escola de Referência Padre Francisco, de Olinda. Já os estudantes universitários eram dos cursos de Arquitetura, História e Turismo.

A presença da história indígena nos museus e na historiografia brasileira foi abordada na palestra. Sérgio Romualdo, representante dos povos Kiriri e Guarani, Ronaldo Siqueira, gestor de museus e os historiadores Myziara Miranda e Alexandre Gomes revelaram que a memória do segmento ainda não é mostrada adequadamente no ensino da História brasileira.

“Os povos indígenas ainda são mostrados de maneira estereotipada, como se não pudessem fazer parte da modernidade. Um museu, como espaço educativo, pode ajudar a mudar isso”, analisou a historiadora Myziara Miranda. “Com a prática da museologia indígena podemos divulgar a cultura, proteger e criar espaços para contar a história dos povos indígenas, desmistificando as ideias que as pessoas têm deles”, considerou  Ronaldo Siqueira, que é responsável pelo Museu Kapinawá, na cidade de Buíque, no Agreste.

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo deputado Zé Maurício (PP), presidente da Comissão de Meio Ambiente. “Esse tipo de iniciativa é importante para que alunos de escolas públicas tenham acesso aos museus do nosso Estado”, declarou o parlamentar.